EAD

Vestibular online: como funciona e como implementar

0
Foto: Shutterstock

O vestibular online é uma alternativa para lidar com isolamento social e evitar aglomerações. Em tempos do novo coronavírus, a forma que conhecemos na aplicação de provas mudou.

Neste conteúdo descubra como usar um vestibular online, quais os benefícios para a instituição e as diferenças com a aplicação de prova tradicional.

Por que optar por um vestibular online?

Imagine que um aluno já saiba qual a Instituição de Ensino Superior deseja estudar e que a única etapa que precisa passar para começar seus estudos seja uma prova.

O impeditivo pode ser a decisão ter ocorrido fora do calendário de vestibulares ou durante uma pandemia, impossibilitando a concentração de pessoas em um só ambiente.

O que estes dois cenários possuem em comum? A necessidade da IES de se adaptar ao ambiente. Seja repensando o calendário de captação de alunos por vestibular ou sua presença online para a aplicação de um vestibular. Nestes dois cenários o vestibular online se torna uma solução.

Simplifica um processo vital para a IES

Primeiramente, repensar a aplicação de um vestibular, tornando o processo online transforma a prova em uma burocracia mais simples e 100% digital. Isso significa que uma prova de redação pode ser realizada com correção rápida e sem englobar um time específico da IES.

Por outro lado, no caso do vestibulando, a aplicação é ainda mais rápida, por agendar a sua prova com mais agilidade e resolver a demanda do vestibular em poucos cliques.

Sem barreiras e restrições

Em segundo lugar, durante um isolamento social, como é o caso da pandemia do novo coronavírus, o vestibular online é uma opção flexível. Ele elimina barreiras físicas ou geográficas para vestibulandos e para instituições. É a opção para momentos críticos como o mundo está vivendo ou em caso de desastres climáticos, por exemplo.

Quero implementar na minha IES!

Novo canal de captação

Ter um canal de captação além do vestibular tradicional, que siga um modelo moderno e agendado, é diferencial para instituições. Acaba trazendo destaque entre concorrência e ainda, abre portas para captação de alunos.

A alta qualidade na captação destes vestibulandos é um destaque no formato digital. Quem chega para fazer um vestibular agendado grande parte das vezes tem mais certeza de que quer aquela IES e o nível de conversão deste aluno para uma matrícula acaba sendo maior. O vestibulando demonstra interesse pela instituição e já realiza redação no ato.

Como funciona um vestibular online?

Em resumo, o principal diferencial de um vestibular online é que o vestibulando entra em contato com os canais de comunicação da IES e solicita a realização de uma redação online como processo seletivo, e já faz a prova.

O Avalia Vestibular é uma opção de vestibular digital para as IES. Através de uma automação simples uma prova de redação é gerada pelo sistema e disponibilizada por e-mail diretamente ao vestibulando. Esse acesso pode ser feito de casa ou em qualquer outro local, a qualquer momento, dentro de um intervalo de 10 dias.

  • O vestibulando recebe um link para realização da redação minutos após solicitação. Através do link, ele acessa a redação.
  • Os temas de redação são previamente escolhidos pela IES. Eles são randomizados diariamente, de modo que o candidato pode escolher entre dois temas diferentes do momento de fazer a prova.
  • A partir do momento que se inicia a redação, o tempo de realização passa a contar.
  • A redação é finalizada após a submissão da redação na plataforma ou o término do tempo para realização.

Benefício para a IES

A IES possui total controle sobre temas que envolvem o vestibular. Podendo utilizar temas de redação pré-cadastrados ou cadastrar seus próprios temas. Além disso, a IES define o tempo para realização da prova. Bem como os critérios de correção e peso específico de cada critério.

Após o envio da redação, a mesma é corrigida seguindo os critérios e pesos definidos pela IES.

Em resumo, esta correção é feita por um time composto por professores do Ensino Superior de IES parceiras do Grupo A. Além disso, a IES pode optar por utilizar sua própria equipe para a correção das redações.

Finalizada a correção, a IES é informada do resultado e da nota de cada critério definido na parametrização.

A IES pode disponibilizá-lo para o vestibulando rapidamente através de seus canais/sistemas. Seja e-mail automatizado, ligação do call-center, garantindo agilidade e efetividade para novas matrículas.

Por fim, a plataforma Avalia Vestibular disponibiliza um dashboard com as principais métricas do fluxo operacional. Por exemplo, redações geradas, realizadas, corrigidas, etc. Esses dados podem ser enviados para a IES alimentando as frentes de captação e retenção de alunos.

Acesse a Central Coronavírus para IES do Grupo A:

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.