Reflexões

Um psicólogo para chamar de seu

0

O Psicólogo é o profissional da área da saúde que conhece como ninguém a mente, analisando o comportamento do ser humano, para poder ajudar nos problemas emocionais. Cauteloso e muito compreensivo, o psicólogo  está sempre lidando com pessoas, sentimentos, problemas, e anseios. Diferente de outros campos do conhecimento como a biologia, a física e a química que possuem mais de mil anos de existência, a psicologia científica remete-se ao ano de 1879 com a criação do primeiro laboratório de psicologia em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt. 

Diferentes autores possuem diversas perspectivas sobre o que é a psicologia e como estuda-la, desenvolvendo diferentes abordagens teóricas, como: Análise do Comportamento, Cognitiva-comportamental, Existencial-Humanista, Psicanálise, e outras inúmeras. A prática psicológica é extremamente plural, existindo inúmeras formas e metodologias. Ao procurar o trabalho do psicólogo é fundamental saber quais são as diretrizes que ele utiliza como referencial teórico e quais são os dizeres que fundamentam a sua prática. É justamente o referencial teórico que legitima a psicologia.

O psicólogo realiza uma leitura técnica, embasado na teoria que adota para ratificar sua atuação. No caso de um especialista em comportamento, será analisado o comportamento em sua totalidade, buscando identificar “as causas” a partir de suas raízes, tomando-o como a relação das atividades do ser humano com o meio a qual ele está inserido. Os profissionais ajudam as pessoas a superarem e gerenciarem seus problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios, abuso de substâncias, psicoeducação de filhos entre dezenas de outros, além de ajudar aumentar o nível de autoconhecimento.

Ser psicólogo é auxiliar seu paciente em momentos conturbados da vida, para ajudar a entender que apesar destes momentos ainda existe vida. Ajuda a construir um ambiente organizacional mais produtivo, especialmente, no quesito emocional. Auxilia atletas a se manterem firmes diante das dificuldades e pressões. Otimiza a aprendizagem dos alunos e maximiza o ensino dos professores. Atua junto com os agentes públicos para construir uma sociedade mais justa e solidária.

Há tempos dizem que a psicologia é a profissão do futuro, acreditamos que seja a profissão do presente. 

Recentemente o BlogA entrevistou o francês Yves de La Taille, psicólogo que, desde a década de 1980, se dedica ao campo da psicologia moral, ciência que investiga os processos mentais que levam alguém a obedecer ou não regras e valores. Convidamos vocês a relembrarem a entrevista: aqui!

Parabenizamos todos os psicólogos pelo Dia do Psicólogo comemorado em 27 de agosto. 

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.