Sobre livros

Um passeio pela corrente sanguínea

0

A hematologia é uma área da medicina que realiza estudos sobre sangue: distúrbios, componentes e até as doenças que afetam toda a corrente sanguínea. A inspeção do sangue humano tem sido uma ferramenta básica de diagnóstico. Com o passar dos anos as invenções relacionadas à análise celular do sangue foram caracterizadas por observações cuidadosas, atenção meticulosa aos detalhes e aplicação de técnicas avançadas.

E para tratar desse mundo complexo que é a corrente sanguínea, o livro Hematologia laboratorial: teoria e procedimentos traz uma visão geral do tema e inclui desde a fase pré-analítica, passando pelas fases analíticas até a hemostasia. Aspectos como controle de qualidade, conceitos teóricos e práticos relacionados ao eritrograma e ao leucograma, são abordados na obra amplamente ilustrada.

A hematologia vem crescendo substancialmente nos últimos anos, além da sua automação, os fabricantes oferecem cada vez mais inovações com o objetivo de diminuir os custos, a intervenção humana e o tempo de liberação dos resultados. Os autores destacam que os resultados são mais precisos que os dos métodos manuais e, desde a década de 1980, os analisadores hematológicos automatizados vêm substituindo totalmente os métodos manuais de contagem.

Curiosidade:

A idade, o sexo e a raça são fundamentais para a interpretação dos exames hematológicos. Os valores de referência foram definidos para diferentes populações e agrupados conforme gênero e faixa etária. Em recém-nascidos ocorre um aumento significativo na contagem de glóbulos vermelhos em comparação com a dos adultos em decorrência da glicose ser absorvida muito rapidamente em bebês.

O aumento do oxigênio arterial logo após o nascimento causa um aumento dos níveis de hemoglobina. Nos recém-nascidos, a contagem de neutrófilos é elevada e atinge um valor máximo entre um e dois dias após o nascimento, enquanto a contagem de monócitos permanece aumentada até duas semanas após o nascimento e a contagem de eosinófilos por até uma semana.

O livro traz ainda ao longo dos seus 14 capítulos um mergulho pelas neoplasias hematológicas e imuno-hematologia eritrocitária.

Hematologia Laboratorial

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.