Sobre livros

Um outdoor pode ser arte?

2

Todos os dias, somos bombardeados com uma quantidade infindável de publicidade alastrada por todos os cantos da cidade, no alto dos prédios, nos muros e nos pontos de ônibus. Iniciativas sérias como a Lei Cidade Limpa, em São Paulo, e bem-humoradas como o site No Ad New York, de Morgan Spurlock, buscam eliminar a poluição visual do nosso dia a dia. Mas e se houvesse um modo de, em vez de retirar todos os cartazes de circulação, transformá-los em arte?

É exatamente esse o objetivo do londrino Robert Montgomery. Desde 2005, o poeta e designer aproveita outdoors e espaços publicitários vazios em sua cidade para deixar recados sensíveis e contundentes às pessoas que passam. Brincando apenas com tipografia e forma, ele consegue chamar a atenção dos transeuntes, que não resistem em parar e ler suas mensagens. Confira abaixo cinco obras inspiradoras que o artista espalhou por Londres:

Você gostaria de ver uma iniciativa como esta na sua cidade?

Para mais referências sobre publicidade, consulte Fundamentos de Publicidade Criativa, de Burtenshaw e Cols.

You may also like

2 Comments

  1. Em Porto Alegre, a Secretaria da Cultura implantou uma ideia semelhante: "Poemas no ônibus" e "Poemas no trem". Confesso que sempre acabo lendo, enquanto vou da casa para o trabalho e vice-versa. Acho que esta é uma forma inteligente e simples de informar e ao mesmo tempo sensibilizar as pessoas.
    É disso que o mundo precisa: grandes (ou pequenas) ideias, mas que sirvam para algo ou para alguém!

  2. Aqui em Belo Horizonte a Prefeitura aprovou o novo Código de Posturas que, dentre outras coisas, regulamenta a publicidade. Com isso, a poluição visual diminuiu bastante. Mas, sem os outdoors, a cidade perde um local que poderia ser utilzado para informações.
    No entanto, os ônibus e o metrô de Belo Horizonte possuem mídias informativas que suprem essa necessidade. Além disso, em alguns ônibus que circulam no centro, a Empresa de Transportes e Trânsito (BHTRANS) implantou o projeto "Leitura para todos" que disponibliza textos de literatura brasileira ou produzidos por alunos de escolas públicas para leitura durante a viagem. Essa é uma maneira interessante e prática de incentivar a leitura.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.