Tecnologia Educacional

Tendências 2020 no Ensino Superior: o que fazer para minha IES se destacar

1
tendencias-2020
Foto: Pexels

Conquistar reconhecimento, cativar alunos, motivar docentes e manter-se em sintonia com as mudanças do mercado da educação. Os desafios que esperam as instituições de Ensino Superior nesta virada de década são, ao mesmo tempo, familiares e inteiramente novos. Diante desse cenário, separamos aqui alguns pontos que merecem a atenção de gestores e diretores acadêmicos de tendências 2020 no Ensino Superior.

Confira dicas preciosas de tendências 2020 no Ensino Superior para que sua IES se destaque da concorrência:

Aposte cada vez mais no ensino híbrido

A modalidade de ensino que combina o ensino online ao presencial também é conhecida como blended learning. A prática reúne diferentes tipos de atividades em sala de aula, assim como a disponibilidade de disciplinas em formato EAD e tempo de estudo individual e estruturado. Esta é uma das principais tendências 2020 no Ensino Superior.

Mas não basta subir materiais em uma plataforma e gravar videoaulas. Para que o ensino híbrido engaje efetivamente os alunos, é preciso adaptar planos de estudo e permitir que cada pessoa evolua de acordo com seu próprio ritmo. O grande truque é integrar o online e o offline de maneira quase imperceptível, criando espaços interativos e que incorporem o desenvolvimento de competências.

Além disso, é importante ficar atento para as mudanças na figura do professor. Cada vez mais a natureza da profissão vem se adaptando, e não há mais espaço para autoritarismo. Para encorajar o protagonismo do aluno, é ideal que educador equilibre papéis de instrução, facilitação e mentoria – um dos pilares do ensino híbrido.

Confira um guia definitivo para saber tudo sobre ensino híbrido

Desenvolva o empreendedorismo

Estimular o empreendedorismo não é uma característica que deve ficar restrita aos cursos de gestão e negócios, principalmente quando vista como uma das tendências 2020 no Ensino Superior. Estamos falando de estimular um estado constante de curiosidade, planejamento e execução em projetos que tenham metas e propósito claros.

Ao aplicar seus conhecimentos na resolução de problemas multidisciplinares, os alunos desenvolvem melhor competências como autonomia, disciplina e visão sistêmica. Junto a isso, é possível registrar um maior envolvimento com o processo de aprendizado e seus objetivos como um todo.

Dê uma chance para as realidades virtual e aumentada

Imagine operar um paciente com uma condição rara em um laboratório seguro e com os melhores recursos. Ou então estudar artes sabendo que terá à disposição experiências imersivas dentro dos maiores museus do mundo. Esses são apenas alguns exemplos de aplicação de realidade virtual e aumentada no ambiente de ensino.

tendencias-2020-ensino-superior

Foto: Pexels

As soluções de RV e RA estão entre as tendências educacionais que aos poucos alcançam maior projeção no Ensino Superior. Em 2020, vale a pena ficar atento às diferentes formas de trazer essa tecnologia para a sua instituição. Além de possibilitar experiências únicas e que até então não seriam possíveis, esses recursos tornam as aulas mais dinâmicas. Assim, inserindo os alunos em contextos reais e práticos. Entram em cena, então, as metodologias ativas – permitindo que alunos aprendam melhor quando se sentem no comando de suas próprias jornadas.

Siga investindo em tecnologia como tendência 2020 no Ensino Superior

Ainda que o mercado de educação seja tão expressivo quanto o de software, a intersecção dessas duas áreas ainda pode melhorar. A tecnologia é um dos pilares de investimento mais relevantes quando o objetivo é a aceleração do setor educacional. Apesar disso, a parcela do ensino global que pode ser considerada, de fato, integrada com sucesso ao universo digital ainda é pequena.

Mas o que isso significa na prática? Que ainda há espaço a ser ocupado pela inovação em sala de aula – seja ela presencial ou digital. Nos “bastidores” da gestão da sua IES, o investimento deve ser voltado cada vez mais para a coleta e interpretação de dados. Afinal, são eles que irão possibilitar a criação de experiências realmente personalizadas de ensino. Além de oferecer uma visão mais completa do aproveitamento individual dos alunos.

Pergunte-se até que ponto sua IES está realmente atenta ao potencial que a tecnologia pode oferecer. Enquanto isso, as tendências 2020 no Ensino Superior ganham força. Elas prometem atender os alunos que buscam por uma experiência autêntica de aprendizado.

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

    You may also like

    1 Comment

    1. Boa tarde,

      vocês saberiam como está a situação do curso de farmácia? Segundo informação o CRF está trabalhando para derrubar a autorização do curso na modalidade SEMI Presencial

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.