Reflexões

Sociologia da globalização de Saskia Sassen

0

A autora do livro Sociologia da globalização, Saskia Sassen, participou do ‘Fronteiras do Pensamento’, em Porto Alegre, no dia 24 de agosto. A socióloga holandesa é conhecida por suas análises nos fenômenos de globalização e de migração urbana, e por ter cunhado o termo cidade global. Atualmente é professora na Universidade de Columbia e professora visitante na Escola de Economia de Londres. Saskia foi entrevistada pela equipe da revista ‘Pátio’. Aproveitamos a oportunidade para entregar o exemplar.

Na entrevista, a socióloga falou sobre a globalização e suas implicações para a educação. “A escola deve ser um grande laboratório para que esses futuros adultos sejam mais sábios, mais inteligentes, mais bem-sucedidos”, explicou. A entrevista completa você pode ser encontrada na revista Pátio

Na sua conferência do ‘Fronteiras do Pensamento’ deu mais detalhes sobre como as cidades globais estão mudando a geografia do poder, com a intensificação das transações entre elas, sobretudo por meio dos mercados financeiros e do fluxo de serviços. “Quando uma entidade corporativa compra uma propriedade, a tendência é produzir um megaprojeto, que elimina o tecido urbano, os elementos menores da uma cidade: ruas pequenas, casas pequenas, pequeno comércio, para criar uma grande unidade cerrada. E isso, em última análise, desurbaniza a cidade”, afirmou.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.