Sobre livros

Confira nossa lista com 6 sites de pesquisas acadêmicas!

0

Você costuma utilizar os sites de pesquisas acadêmicas? É muito comum recorrermos ao Google para buscarmos uma informação, mas às vezes os usuários se esquecem de que existem outras plataformas que também podem ter ótimas referências.

É fundamental procurar sempre por boas fontes de pesquisa, seja para um trabalho, seja para um estudo, seja para um projeto. É importante consultar diversos materiais, como livros, periódicos e artigos de qualidade, para adquirir conhecimentos mais amplos e confiáveis.

Neste post, vamos destacar algumas fontes de pesquisa online, trazendo seis opções de sites para você. Confira!

1. SciELO

A SciELO (Scientific Electronic Library Online) é uma biblioteca virtual na qual você encontra artigos, relatórios e periódicos. O site é bem organizado, oferece uma busca prática e ainda permite visualizar diversos dados dos materiais, como estatísticas de publicação e detalhes das revistas em que foram lançados, por exemplo. É um ótimo local para buscar referências, contemplando diversos assuntos.

2. Google Acadêmico

Esse é um dos sites de pesquisas mais populares atualmente. Trata-se de um recurso do Google voltado para publicações científicas, literatura escolar, artigos, capítulos de livros, periódicos e outros trabalhos acadêmicos.

A plataforma também contempla várias informações sobre os materiais e os filtros para otimizar sua busca. Você pode conectar a sua conta do Gmail ao Google Acadêmico para montar uma biblioteca e receber alertas de seu interesse.

3. Periódicos (Portal da CAPES)

O portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é mais uma biblioteca virtual. Ele contempla publicações científicas internacionais, além de obras de referência, livros, enciclopédias, materiais de normas técnicas, artigos e muito mais.

Além disso, a plataforma ainda traz notícias e uma agenda de eventos científicos, sendo um ótimo recurso para alunos e professores.

4. Science.gov

Essa é uma plataforma voltada para produções científicas dos Estados Unidos e da Europa. O Science.gov refina e reúne materiais de páginas de diversos países, apresentando também informações sobre os autores e sobre as publicações. A plataforma está disponível apenas em inglês e espanhol, mas pode ser um bom recurso para ampliar o seu referencial.

5. E-journals.gov

Os jornais também podem ser ótimas fontes para pesquisas. Com eles, você consegue dados atualizados e fica sabendo das demandas e novidades no mundo. No site E-journals.gov você encontra links para jornais eletrônicos de diversos países, contemplando temas como ciências humanas, economia, saúde e muito mais.

6. Microsoft Academic

O Microsoft Academic é mais um site que vale a pena conhecer. Nele, a pesquisa é fácil, e você encontra diversas publicações sobre assuntos variados. Você pode fazer buscas por autores, jornais ou tópicos de seu interesse, entre outros fatores. A plataforma é disponibilizada em inglês.

Essas foram as nossas sugestões. Para otimizar sua pesquisa, lembre-se de que você pode utilizar palavras-chave e usar a busca avançada. Colocar aspas nos termos também é uma boa ideia, pois assim o Google oferece resultados mais específicos.

Esperamos que tenha gostado da nossa lista de sites de pesquisas acadêmicas! Não deixe de conferir também a nossa loja para encontrar ótimos livros para os seus trabalhos e estudos.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.