Ciência curiosa

Saiba o que podemos esperar da Inteligência Artificial na educação

0

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos professores é engajar os alunos nas salas de aula. Mesmo que ele conte com os melhores materiais didáticos e com metodologias pedagógicas inovadoras, nem sempre os alunos ficam tão imersos no conteúdo quanto o profissional gostaria. Nessas horas, todo o empenho se transforma em frustração.

Para manter os alunos envolvidos, uma alternativa viável é apostar no uso da Inteligência Artificial na educação. Entretanto, o uso da tecnologia vai além da sala de aula, implicando no rearranjo das metodologias pedagógicas e também da lógica administrativa das instituições; estudantes, professores e gestores são beneficiados com a modernização. Quer entender melhor? É só continuar lendo este artigo!

Como a Inteligência Artificial transforma a sala de aula?

A Inteligência Artificial é uma área da computação que se dedica a desenvolver dispositivos que simulam o raciocínio humano e a tomada de decisões. Essas ferramentas são programadas para coletar dados e levantar hipóteses, atuando de forma análoga aos processos cognitivos e comportamentais humanos.

Quando aplicada em sala de aula, essa tecnologia significa muito mais do que substituir livros e cadernos por tablets e computadores. As plataformas adaptativas são provas de que o simples modelo de hospedagem de videoaulas e arquivos em PDF já foi superado, dando lugar a ferramentas que impactam o aprendizado do aluno de maneira profunda e objetiva.

Os chatbots, por exemplo, ilustram bem o que a tecnologia é capaz de fazer. Nas plataformas educacionais, eles coletam dados de interações anteriores com os usuários para responder perguntas automaticamente. Com a coleta de informações dos alunos por meio do próprio uso, os ambientes virtuais conseguem mapear as competências, identificar fragilidades no aprendizado e sugerir formas diferentes de estudo.

É preciso ressaltar, porém, que a tecnologia ainda está em fase de aprimoramento, principalmente no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais nos alunos. Por isso mesmo, ela não substituirá o professor e os colegas; a expectativa é de que ela atue como um suporte, permitindo ao professor individualizar o ensino e orientar o aluno.

Quais as aplicações da Inteligência Artificial na educação?

As instituições que já contam com ferramentas inteligentes têm diversas vantagens, dentro e fora das salas de aula. Saiba mais sobre os benefícios da Inteligência Artificial aplicada ao ensino.

Personalizar o ensino

Ao analisar a performance em testes e provas, por exemplo, as plataformas conseguem sugerir aos alunos o que e como estudar para melhorar o desempenho. Além disso, os professores também conseguem entender pontualmente as habilidades do aluno, para mapear as capacidades e necessidades de cada um e individualizar o ritmo do ensino.

Aplicar gamificação

O uso de jogos aumenta o nível de engajamento da turma, na medida em que os alunos são desafiados e recompensados pelos seus avanços. Porém, a Inteligência Artificial permite ir além, por meio de aplicativos que conseguem metrificar o perfil e o desempenho dos estudantes, e até usar a realidade virtual para interação em tempo real com ambientes cibernéticos e personagens artificialmente inteligentes.

Aumentar a produtividade

Muitas tarefas rotineiras dão menos trabalho com a Inteligência Artificial. Correção automática de provas, lançamento de notas e até o controle de frequência, os processos ficam mais ágeis e eficientes com o apoio da tecnologia de ponta. Assim, os professores ficam mais produtivos e os alunos recebem feedback mais rápido e pontual.

Melhorar a gestão

Os softwares de gerenciamento oferecem inúmeras funcionalidades automatizadas para a administração das instituições de ensino. Algumas funções são executadas pelos próprios estudantes, como a emissão de extratos e documentos. Os gestores conseguem acompanhar o desempenho financeiro, controlar o uso de materiais, emitir comunicados e até metrificar o funcionamento completo da instituição.

O uso da inteligência artificial na educação tem criado mais dinamismo nas relações pedagógicas. Além de fomentar o engajamento e evitar a evasão, os professores dão protagonismo aos alunos, que atuam mais incisivamente na construção progressiva do conhecimento. Nada substitui a subjetividade humana, mas os computadores já se mostram capazes de aprender e simular a cognição. O futuro é promissor.

Você já conhecia as aplicações da Inteligência Artificial na educação? Deixe um comentário contando pra gente como a sua instituição usa a Inteligência Artificial.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.