Sem categoria

Saiba como fotografar bem em 6 dicas!

0

A fotografia está presente em quase todos os momentos da nossa vida, seja para postar em uma rede social ou decorar algum cômodo. Saber como fotografar bem é um sonho para muitas pessoas, por isso, hoje vamos apresentar algumas dicas!

Essa atividade pode ser um passatempo para relaxar ou até mesmo uma fonte de renda. Se você quer descobrir alguns truques básicos para fotos caprichadas é só continuar a leitura!

1. Conheça a sua câmera

As fotografias vão variar de acordo com a câmera. Por isso, faz toda a diferença conhecer bem o seu equipamento antes de utilizá-lo. Aprenda as funções, como usar os botões e qual o tipo de lente e diferentes níveis de foco.

Assim, você estará mais preparado e saberá qual é o seu melhor ângulo. Essa dica também vale para fotos no celular, já que a câmera é diferente em cada aparelho.

2. Conheça a regra dos terços

A maioria das câmeras, inclusive dos celulares, vêm com esse recurso, já que é uma das técnicas básicas da fotografia. Tratam-se de três linhas verticais e três linhas horizontais que se cruzam na tela, formando um tipo de quadriculado. O item central da sua foto deve estar localizado nos quatro pontos em que essas linhas se cruzam. Assim, a imagem fica com um melhor ângulo e posicionamento.

3. Faça bom uso de iluminação

A iluminação é um fator fundamental para uma boa foto, então preste muita atenção a ela. Observe se o seu foco está iluminado, como ele reflete a luz, a iluminação no ambiente e a variação ao longo do dia, encontrando o melhor horário para fotografar.

Além disso, é preciso conhecer os recursos da sua câmera em relação à iluminação. Se for uma câmera manual, teste a velocidade do obturador e as variações de ISO, por exemplo. Aprender a usar bem o flash também é uma dica importante: é indicado conhecer o seu alcance e não deixá-lo muito perto do objeto fotografado.

4. Use um tripé

Esse equipamento faz muita diferença para a qualidade do seu trabalho. O tripé estabiliza a câmera, impedindo que as fotos fiquem tremidas, além de ajudar no foco. Com ele, o fotógrafo pode trabalhar com mais paciência, sem se preocupar em fazer a fotografia depressa.

5. Descubra a melhor posição para fotografar

Para a maioria das fotografias, o recomendado é tirar na posição horizontal. Em alguns casos, dependendo do seu objetivo e de onde a foto será publicada, pode ser indicado mudar de posição.

Isso faz muita diferença em como a foto é visualizada em diferentes plataformas. Você pode também editar uma fotografia para adaptá-la a essas medidas, mas tome cuidado para não prejudicar a qualidade.

6. Entenda as diferenças entre fotografar pessoas e paisagens

Há diferenças de técnicas dependendo do que você quer fotografar. No caso de pessoas, o básico é deixá-las em primeiro plano, ter cuidado para não cortar a cabeça e não deixar muito espaço nas bordas, a não ser que você queira que algo do segundo plano apareça. 

No caso de paisagens, o recomendado é identificar os melhores elementos que vão compor a imagem e tomá-los como foco. Não basta ver um cenário bonito: é preciso pensar na composição da fotografia.

Com essas dicas, suas fotos ficarão como profissionais! Quem sabe você não descobre nessa atividade sua nova paixão? Experimente colocar em prática!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre como fotografar bem. Se quer aprender mais sobre o assunto, não deixe de conhecer o livro A Bíblia da Fotografia. Com certeza você vai adorar!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.