Sobre livros

Veja 5 dicas de como fazer um ótimo resumo acadêmico!

0

Um resumo pode ter diferentes finalidades. Ele pode ser um recurso de estudo, uma apresentação de um trabalho científico ou uma explicação sobre um livro, por exemplo. Na época de final de ano, é muito comum que os professores peçam resumos acadêmicos a seus alunos, seja para complementar as notas, seja para prepará-los para as provas. 

Esse modelo deve trazer as principais informações de uma obra, como suas ideias centrais, seus objetivos, sua metodologia e suas conclusões. Ao resumir um livro, um trabalho ou um artigo, você deve apresentá-lo de maneira concisa e transmitir seus pontos mais importantes. 

Para mais sugestões de como preparar o seu resumo acadêmico continue a leitura! Trouxemos cinco dicas para ajudar.

1. Defina as prioridades a serem abordadas

Sugerimos já dar início a esse passo enquanto você lê o material que será resumido. Vá anotando os pontos centrais, seja utilizando palavras-chave, seja fazendo pequenas frases. Você também pode grifar trechos que transmitem a ideia principal. 

Assim, na hora de começar o resumo, você saberá qual é o foco e quais as características mais marcantes da obra, percebendo o que deve ser contemplado no seu trabalho.

2. Estruture suas ideias sobre os tópicos

Agora que você já tem clareza sobre o foco do seu resumo, é importante decidir como estruturá-lo. É preciso definir como você vai expor as ideias centrais e como vai explicá-las, de modo que alguém que nunca leu o material original possa compreender sua essência a partir desse trabalho.

Antes de começar a elaborar o texto, anote tópicos para se orientar. Coloque-os na ordem em que aparecerão no resumo e veja se eles se conectam bem e contemplam o necessário.

3. Leia em voz alta e revise seu texto

Por mais cuidado que você tenha com a elaboração, é fundamental fazer a revisão do texto. Depois que finalizar a escrita, dê um tempo para relaxar a mente e mudar de foco. Depois volte e leia o que você produziu. 

Essa é uma etapa importante tanto para corrigir erros técnicos quanto para acrescentar algo que achar relevante. Muitas vezes acabamos esquecendo algum ponto em um primeiro momento, então essa revisão é necessária para um resumo mais completo. Outra dica é escrever primeiro em um rascunho e só passar a limpo depois de revisá-lo.

4. Faça a introdução e conclusão

Para que a sua introdução fique mais fiel ao trabalho, é interessante prepará-la depois de ter feito o seu desenvolvimento. Assim, você já sabe como ficou o conteúdo principal e qual a melhor maneira de iniciá-lo. A conclusão, por sua vez, deve ser escrita por último, fazendo um bom encerramento da produção.

5. Confirme as referências e siga as normas da ABNT

As referências são parte essencial de qualquer trabalho acadêmico, inclusive de um resumo. Por isso, não se esqueça de colocá-las adequadamente no final da produção. Por fim, é importante adaptar, tanto elas quanto seu texto, às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso é fundamental para a sua nota e a validação do seu trabalho.

Com essas dicas, fica bem mais fácil elaborar um resumo acadêmico, não acha? Para evitar dúvidas, vale lembrar que você ainda pode se deparar com outras duas modalidades muito comuns: o resumo simples e o resumo estendido. 

De modo geral, o primeiro é aquele pequeno, que encontramos no começo de artigos. Já o segundo é um pouco maior e costuma relacionar a obra escrita com outras produções. É importante se informar sobre esses diferentes modelos para saber quando usar cada tipo de resumo acadêmico.

O que achou das nossas dicas para o seu resumo acadêmico? Convidamos você agora a conhecer a nossa loja virtual, com diversas opções de leituras para a sua formação!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.