Educação

Quatro dicas para combater a procrastinação

1

Se você é daqueles que insiste em deixar tudo para o dia seguinte, não se culpe (tanto): 75% dos alunos de graduação confessam-se procrastinadores. Final de ano, então, nem se fala: são milhares de artigos a entregar, emails pendentes no trabalho, presentes de Natal sequer imaginados… difícil não ficar com a cabeça nas nuvens!

De acordo com a pesquisa organizada pelo professor de psicologia Piers Steel, são quatro os motivos principais que nos levam a jogar os afazeres debaixo do tapete: atividades entediantes; personalidade do procrastinador; grau de dificuldade da tarefa; falta de objetivos. Para manter o foco e começar 2012 com o pé direito, portanto, sugerimos as seguintes estratégias:

1. Desafie-se. Se a tarefa é chata, estabeleça limites de tempo para motivá-lo a terminá-la.

2. Faça como Skinner. Quando terminar algo no prazo, presenteie-se com um chocolate, uma volta na quadra, uma saída para beber com os amigos. Se atrasar algum trabalho, fique sem jogar videogame, passe mais uma hora estudando ou lave toda a louça do almoço. (Reforços positivos e negativos: se os hamsters conseguem, você também pode! :-D)

3. Escolha o ambiente certo. Se você um procrastinador nato – daqueles sem autocontrole, distraídos e impulsivos –, manter-se na linha é muito mais complicado. Assim, quando estiver terminando suas tarefas, limpe sua mesa de tudo o que possa tirar a sua atenção. Desligue a TV, saia do Twitter e do Facebook, e coloque o celular no silencioso.

4. Trace metas. Se o projeto no qual você está trabalhando é grande, estabeleça pequenos marcos de conclusão. Para tudo o que você for fazer, crie objetivos claros e definidos.

Então, será que funciona? Que tal tentar e depois nos contar por aqui como foi?

Procrastination Meter

Entenda melhor o seu comportamento e personalidade com os livros Princípios Básicos de Análise do Comportamento, de Moreira e Medeiros, e Teorias da Personalidade, de Feist e Feist.

You may also like

1 Comment

  1. Poxa!!! Poderia ter escolhido uma palavra menos complicada que "procrastinador". A coisa toda já tá difícil e procrastinar nesse período, ou pensar primeiro no significado disso, não é moleza…

    Buenas vou focar nas metas de final de ano para não deixar nada pendente. A lista é grande, o tempo é curto e tudo parece que tem de ficar resolvido nos próximos 20 dias…

    Procrastinar… nem pensar!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.