Educação

Quantos dias você realmente trabalha durante a semana?

1

Se às vezes você sente que trabalha, trabalha, trabalha e não chega a lugar algum, um consolo: você não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pelo Microsoft Office Personal Productivity Challenge – que obteve respostas de mais de 38 mil pessoas oriundas de 200 países –, a gente só é produtivo cerca de três dias na semana. O restante do tempo é consumido pelo cafezinho, pelas escapadas na Web, pelos emails desnecessários e, principalmente, por reuniões improdutivas. Os participantes do estudo revelaram que:

>> Trabalham em média 45 horas, mas consideram 17 dessas horas inúteis;

>> Gastam 5,6 horas por semana em reuniões, e a maioria delas é vista como desnecessária;

>> Recebem em média 42 emails por dia.

Difícil não se identificar, né? A análise ainda mostrou que os principais motivos da baixa produtividade são a falta de comunicação e objetivos claros, as reuniões supérfluas e a ausência de prioridades. Qual é a sua tática para fugir desses problemas e ser mais produtivo?

Procrastination...

Você encontra mais reflexões sobre trabalho no livro Por que trabalhamos, do casal Ulrich. Para aumentar sua produtividade, confira nossos livros da série Microsoft Office Passo a Passo, que abrange programas como Word e Excel.

You may also like

1 Comment

  1. Não concordo com a pesquisa quando refere que só se é "produtivo cerca de três dias". Neste momento que estou escrevendo, estou produzindo também. Acontece que o número muito grande de informações que temos diariamente são misturados (e a ilustração mostra exatamente isso) e fazem com que tenhamos a sensação de que nada fazemos por não conseguirmos atender a todas as solicitações. Concordo que, quando fico em silêncio, sem telefone tocar, aos sábados pela manhã, consigo colocar a correspondência em dia, fazer relatórios, etc.; enfim, fazer uma tarefa do início ao fim sem ser interrompida, o que dá a impressão de que somente nesses momentos sou "produtiva". Mas com certeza, a gente se vira como polvo.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.