Sobre livros

O envelhecimento e a psiquiatria geriátrica

0

Evolutivamente, o processo de envelhecimento do ser humano acontece após a fase reprodutiva e é marcado pelo fim do investimento em mecanismos protetores para aumentar a sobrevivência do organismo. A partir disso, o desenvolvimento de doenças torna-se mais fácil, e a atividade cerebral é reduzida. Por esses motivos, muitos idosos vivenciam problemas de saúde mental, que podem ser desde leves perdas de memória e de controle motor até doenças mais graves.

Para detalhar essa realidade, o livro Psiquiatria Geriátrica reúne diversos profissionais da área da saúde mental, com textos divididos em capítulos que abordam desde os fundamentos da área até questões como avaliação, principais transtornos observados e tratamentos indicados.

A obra é contextualizada à realidade brasileira e aborda o assunto por uma perspectiva multidisciplinar, com a organização do psiquiatra Leonardo Caixeta, Mestre e Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O Brasil passa por um processo de envelhecimento acelerado, assim como muitos países do mundo, apontam os autores. Em 2020, estima-se que o país será o sexto do mundo em número de idosos, com mais de 30 milhões, o que irá exigir ainda mais atenção às doenças que afligem essa parcela da população. Nesse contexto, a importância de livros como esse fica evidenciada, por se tratar de uma obra completa sobre fatores relacionados à saúde e envelhecimento.

psiquiatria-geriatrica

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.