Sobre livros

Psiquiatria forense de Taborda

0

Pioneiro, dedicado e preocupado em deixar ensinamentos para as futuras gerações, José G. V. Taborda foi um dos mais importantes psiquiatras forenses do Brasil. Ele foi o responsável por criar, em 2006, a primeira residência de atuação em psiquiatria forense, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Antes de falecer, em 2014, deixou encaminhada a terceira edição de seu livro sobre o tema.

Em Psiquiatria Forense de Taborda, organizado por Elias Abdalla-Filho, Miguel Chalub e Lisieux E. de Borba Telles, profissionais, professores e pesquisadores da área apresentam um manual completo sobre o assunto, atualizado de acordo com o DSM-5 e o novo CPC.

Para iniciar o assunto, os autores abordam os fundamentos da psiquiatria forense, destacando que a psiquiatria e o direito sempre andaram juntos. Também questionam a forma como a inimputabilidade de pessoas com doenças mentais é tratada na sociedade, discutindo se impedir o enfermo mental de ser responsabilizado pelos seus atos penais seria de fato protegê-lo ou, ao contrário, privá-lo do direito de ter um julgamento como qualquer cidadão.

Esta nova edição, com 760 páginas, traz 38 capítulos e é dividida em sete partes: Fundamentos; Perícias Criminais; Perícias Cíveis, Administrativas e Previdenciárias; Situações de Vulnerabilidade e Violência Doméstica (novo); Implicações Forenses de Alguns Transtornos Mentais; Temas Especiais em Psiquiatria Forense; Direito Comparado e Psiquiatria Forense.

forense

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.