Ciência curiosa

Psicologia do comportamento humano: como pode explicar certas ações?

0

A psicologia — conhecida como “estudo da alma” ou “estudo da mente” — é um campo já bem desenvolvido. Naturalmente, muitos de seus fundamentos são mais bem aplicados pelos profissionais da área, mas há diversos deles, especialmente na psicologia do comportamento humano, que você pode aprender e praticar no seu dia a dia. Continue acompanhando para conferir mais sobre o assunto!

O que é a psicologia do comportamento humano?

De forma bem simples, é uma subdivisão da psicologia que foca no estudo dos comportamentos. Muitas linhas usam conceitos abstratos em seus estudos, como o inconsciente, o que pode gerar algumas incertezas e exigir ainda mais pesquisas sobre tais temas. Os comportamentos, por sua vez, são mais fáceis de observar, tanto nos outros quanto em si mesmo. Dessa forma, é possível entender melhor os fatos e trabalhar na regulação emocional.

Por que vale a pena entender a psicologia do comportamento humano?

No dia a dia, podemos tomar atitudes que nem sempre entendemos, sejam positivas, sejam negativas. Conhecer um pouco mais do comportamento humano e como a psicologia explica essas ações é uma ótima ferramenta para conhecer melhor as pessoas. Em muitos casos, também é um recurso para fazer uma autocrítica, o que pode ajudar a mudar comportamentos negativos que você tenha.

O que pode ser explicado a partir dessa área da psicologia?

O primeiro passo aqui é conhecer um pouco mais sobre o comportamento humano e como a psicologia avalia algumas dessas atitudes. Veja a seguir alguns dos comportamentos mais comuns e como essa ciência os explica.

Mentir

Apesar de parecer tão difícil falar a verdade, a maioria das pessoas também precisa gastar bastante energia para mentir. É por isso que uma invenção da mente leva mais tempo para ser dita do que uma verdade.

Então, por que elas acontecem? É difícil darmos apenas uma resposta. Há relações entre mentiras compulsivas e falta de autoestima e problemas de confiança, mas nada tão definitivo. De todos os fenômenos, esse é um dos menos explicados.

Agressividade e violência

Ser violento, falar alto, entre outras atitudes, são comuns em certos ambientes. No geral, elas podem ser resultado da sensação de vulnerabilidade: assim como um animal encurralado, uma pessoa pode se sentir ameaçada e involuntariamente tentar se defender.

Vícios

O consumo de fumo, bebida, drogas, entre outras ações, também são difíceis de explicar, mesmo pela psicologia do comportamento humano. Se uma pessoa sabe que determinada atitude é ruim, por que ela continua no mesmo caminho? Em geral, há alguns fatores comuns usados para justificar esse comportamento:

  • ser aceito em determinado grupo;
  • não compreender os riscos;
  • ser rebelde;
  • ter predisposição genética.

Estresse

Esse é um problema comum para várias pessoas. De acordo com muitas linhas de pensamento, o estresse é o resultado de energia mal direcionada, como aquela reclamação que você reprime para não causar uma má impressão ou quando nos privamos de sono para trabalhar mais. Toda essa falta de conforto básico se acumula, o que se traduz em dor de cabeça e falta de paciência para tudo.

Claro que há muito mais do que isso para saber sobre a psicologia do comportamento humano. Esse é um campo amplo e bem amadurecido, excelente para quem deseja se aprofundar um pouco mais.

Se esse é o seu caso, confira o livro A Mente Vencendo o Humor. Certamente, ele vai acrescentar informações importantes a você!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.