Institucional

Por Trás do Crachá: Ana Carolina

0

Sabe aquele livro que você adora? Ou aquele eBook sensacional, aplicativo superútil ou o Blackboard Learn que você usa em sala de aula? Para que eles existam, profissionais de várias áreas trabalham todos os dias até eles chegarem à sua mão – ou ao seu computador, tablet, celular e afins. Quer saber um pouco mais sobre quem faz uma empresa de Educação? Convidamos você a conhecer o Grupo A mais de perto, por trás do crachá!

Você esta atrás daquela indicação do professor, mas acaba indo além, levando outros livros para a faculdade, um de presente para aquele amigo que está voltando de viagem ou ainda aquele título que te fez refém da curiosidade… Calma, você não é o único a passar por isso, e a responsabilidade também não é só sua. Muita dessa ‘culpa’ é da assistente que te atendeu, e apenas fazendo o trabalho dela, resolveu vários dos seus problemas.

Uma dessas pessoas, cúmplice na origem de muito tempo de leitura por ai, é a Ana Carolina, assistente de vendas aqui no Grupo A. Cursando licenciatura, apaixonada por musica e literatura, ela aceitou participar da 12ª edição do Por Trás do Crachá para contar um pouco do dia a dia dela por aqui. :-]

O que você faz no Grupo A?

Trabalho no setor comercial, na loja, que é um “show room” da editora. Atendo os clientes, procuro identificar as necessidades deles, apresento os lançamento da editora, por ai. Mas, claro que há também um pouquinho de trabalho burocrático do tipo cadastrar produtos, lançar pedidos no sistemas, acertos de consignação de livros, etc. Tenho contato com praticamente todos os setores da editora: mesa de operações, financeiro, estoque, editorial, e isso também é um ponto muito positivo porque nos da uma boa noção da importância do nosso trabalho.

Quem você costuma atender por aqui?

Atendemos muitos colegas, estudantes, autores, distribuidores… E isso nos mantém atentas ao mercado, nos lançamentos, nos livros mais vendidos. Inclusive, nós pesquisamos livros de outras editoras quando necessário.

Essa sua atenção diária reflete de que forma no seu trabalho?

Ah, você acaba percebendo que a cada dia que passa tu conhece mais sobre uma área ou autor, e isso é muito importante no atendimento, e também para o conhecimento aqui dentro da empresa, para entender melhor nossos produtos.

Qual a sua formação acadêmica e como ela se relaciona com suas atividades?

Estou cursando Licenciatura em Letras, então nem preciso dizer que tem tudo a ver né. Como eu adoro literatura é muito bom trabalhar num lugar cheio de livros. Já aconteceu várias vezes do cliente procurar livros sobre educação, e eu já ter lido na faculdade, e poder falar com mais embasamento sobre o assunto.

Mas como você fica entre a literatura e a licenciatura com o final do curso se aproximando?

Então, se tudo ocorrer conforme o planejado, me formo daqui um ano, mas ainda estou pensando se vou lecionar mesmo, de qualquer forma aqui na editora é um campo muito rico para aprendizado e para pôr meus conhecimentos em prática. Quem sabe não seguir uma carreira como editora?

Já tens ideia do que vai fazer no seu trabalho de conclusão de curso (TCC)?

Na verdade eu já tenho uma ideia, mas não sei dizer exatamente qual vai ser a tese. O que posso te adiantar é que vou falar do Caio Fernando Abreu.

Há quanto tempo está no Grupo A?

Estou há seis meses no Grupo. Mas desde o primeiro momento me senti muito a vontade com a equipe, e com os valores da empresa, já que temos os mesmos ideais né, que é a educação, até mesmo como forma de mudar o mundo.


Esse é o cantinho de trabalho da Ana na loja 🙂

Com qual selo editorial você mais se identificou?

Com certeza a Penso. Acredito muito no poder transformador da educação e não poderia ser diferente… O desenvolvimento e o hábito da leitura, que é muito importante na minha área, é um assunto abordado em vários livros, por isso me identifico muito com a marca.

Quais seus livros preferidos da Penso?

Eu fico dividida entre dois [risos]. Tem um que eu conheci antes de entrar no Grupo, o Teoria e Prática da Formação do Leitor e o ‘outro’ é o ‘Os Neurônios da Leitura’, mas ambos abordam diversas áreas em que tenho interesse.


Não levou nem um minuto para encontrar a resposta :]

Já teve algum momento marcante no Grupo A?

Eu estou há pouco tempo na empresa, acredito que momentos marcantes ainda virão, mas já houve um evento bem bacana, eu encontrei por aqui a Juraci Saraiva, uma autora que admiro muito na área de Literatura Infantil. É muito bom poder trocar ideias com pessoas que já conhecíamos anteriormente e que podem acrescentar muito na nossa formação.

Tens algum hobby ou paixão que você esconde dos colegas?

Tenho um hobby sim, a música. Adoro ir à shows de rock ou MPB. Sempre que tem algum artista aqui em Porto Alegre que eu goste, vou. O que nunca vou esquecer foi o do Chico Buarque, no Bourbon Country, onde fiquei cara a cara com ele no final do show. Realmente inesquecível!

Música? Tem alguma que defina você?

Tem uma do Vitor Ramil, chama “Deixa eu me perder”, que gosto muito. Essa música tem uma letra bem intimista. Acho que fala da essência da pessoa, da efemeridade da vida, de coisas que trouxe de experiências anteriores. O “Deixa eu me perder” talvez seja uma necessidade de liberdade da alma, da inovação, características que nenhum ser humano nunca deveria perder.

O conhecimento transforma porque… amplia nossa visão, em todas as áreas. Aprendemos a ter um olhar mais crítico sobre as coisas que nos rodeiam, e sobre o mundo.

 

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.