Metodologias Ativas

Como planejar aulas utilizando metodologias ativas

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Estudante utilizando metodologias ativas de aprendizagem durante o curso.
Foto: Pexels

Por fornecerem mais autonomia aos alunos durante o processo de aprendizagem, as metodologias ativas vêm ganhando cada vez mais espaço em sala de aula. Mas você sabe como planejar aulas com as metodologias ativas?

Já publicamos um guia explicativo sobre o conceito e quais são os seus modelos mais famosos. Embora sejam conhecidas pela maioria dos professores e gestores, a formatação de planos de aula a partir de metodologias ativas requer algumas escolhas dos docentes. Afinal, eles devem atuar como arquitetos cognitivos, selecionando os melhores materiais e estratégias para cada momento da aprendizagem.

A importância da base teórica e das UAs

Em primeiro lugar, é importante destacar que nenhuma metodologia ativa funciona se o aluno não tiver uma base teórica. Nesse ponto, entra a importância de as Instituições de Ensino Superior disporem de um catálogo de unidades de aprendizagem (UAs) para ajudar no planejamento do estudo.

Catálogos como o da Sagah possuem mais de 5 mil UAs voltadas às metodologias ativas. É essa variedade que possibilita ao professor fazer a curadoria dos conteúdos de maior relevância para embasar os alunos durante as discussões, resoluções de problemas e outras atividades típicas das metodologias ativas.

Descubra o que são as Unidades de Aprendizagem

A interação online ou presencial, dessa maneira, será mais qualificada. Os alunos chegam preparados para a troca de conhecimentos com colegas e professores. Consequentemente, eles se sentem mais motivados. O que é um dos méritos das metodologias ativas – tornando o aprendizado mais efetivo e significativo.

“Também cabe aos docentes a modificação dos papéis dos profissionais da educação, de forma que assumam outras posturas, como curador, mediador, mentor e tutor de curiosidade”, completa Thuinie Daros, head de metodologias ativas da Unicesumar e autora do livro “A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para aprendizado ativo”.

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Como escolher a metodologia

Há uma série de tecnologias disponíveis para reproduzir as metodologias ativas em um ambiente virtual de aprendizagem. Então, quer dizer: as metodologias ativas não são exclusividade do modelo presencial de ensino. Sendo muito bem adaptadas à EAD e aos cursos híbridos.

Plataformas como o Blackboard Collaborate encaixam bem para as modalidades com toda ou parte da carga horária online. Essa ferramenta de webconferências reproduz uma sala de aula física, onde é possível separar os alunos em grupos para a discussão de cases, por exemplo.

Já para as atividades de resolução de problemas, em metodologias ativas baseadas na gamificação, como o Escape Room, o professor pode utilizar plataformas com estrutura de quiz. Entre elas o Google Forms e o Quizcreator para planejar aulas assíncronas. Ou o Kahhot e o Socrative para planos de aulas síncronas.

Por fim, a escolha metodológica não pode ser feita ao acaso. Ela deve levar em conta os objetivos de aprendizagem. O que significa que conteúdos, estratégias e tecnologias precisam estar alinhados com a competência. A habilidade que o professor pretende desenvolver nos seus alunos também.

“Se ele precisa desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos, ao planejar aulas se deve priorizar atividades como cases. E também situações problemas e desafios reais”, explica Thuinie Daros.

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

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    1 Comment

    1. Excelente texto. Principalmente porque redefine o papel do professor.Mesmo não usando metodologias ativas, é fundamental que o professor entenda seu papel no processo de aprendizagem para que possa escolher a metodologia mais adequada, bem como as tecnologias que otimizem o planejamento.
      O professor é, portanto um mediador, um desafiador a partir de conhecimentos postos.

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