Reflexões

Para tirar dez na prova, use Comic Sans

2

A maioria dos designers tem urticária quando vê sites com fontes de baixa legibilidade – e gosto questionável – como Comic Sans. Mas, pasmem, nem sempre Times New Roman e Arial são as melhores opções para longos escritos. Segundo um estudo recente realizado por psicólogos das universidades de Princeton e Indiana, usar fontes inusitadas facilita a memorização de novas informações.

A experiência tipográfica foi realizada com um grupo de 222 estudantes de uma escola pública em Chesterland, Ohio, Estados Unidos. Metade dos alunos recebeu textos de matérias como Inglês, História e Ciências escritos em fontes incomuns, como Monotype Corsiva. Os outros 111 estudaram normalmente. Ao testarem o conhecimento apreendido, o resultado foi surpreendente: os alunos que penaram para ler palavras digitadas em famílias tipográficas esquisitas tiraram notas melhores do que os do time Arial e Times.

A explicação do efeito é quase óbvia de tão simples: a fonte estranha exige maior atenção. “Os tipos inusitados nos fazem pensar com maior profundidade sobre o conteúdo”, afirma o psicólogo e coautor do estudo, Daniel M. Oppenheimer.

Deveríamos, então, adotar Comic Sans como fonte oficial em todos os nossos livros? Antes que um designer que nos lê caia da cadeira, respondemos rápido: felizmente, não. Os pesquisadores também afirmam que formar grupos de estudo, ler diariamente a matéria e testar o conhecimento com outros colegas – ou seja, o bom e velho “se esforçar” – garante notas tão ou mais altas do que o uso de tipografia bizarra. Ufa!

Cartaz de Craig Ward.

You may also like

2 Comments

  1. O problema é que não lemos livros para memorizá-los, então, este estudo não ajuda muito…certo?
    Quanto mais pudermos facilitar a leitura, e deixar os olhos dos leitores descansados, melhor. E neste caso, as fontes mais legíveis ajudam bastante.

  2. adorei o post… há muito venho falando isso na faculdade e ninguém me escuta…
    agora posso provar…haha

    nós [educadores] podemos utilizar os mais diversos recursos para levar a criança a conquistar um conhecimento significativo! &njoy

    bjO

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.