Sobre livros

O humor e a criatividade

1

Você se acha mais criativo quando está de bom ou de mau humor? Será que os irritadiços têm melhores ideias do que os tranquilos? Ou é preciso estar relaxado para que os insights apareçam? Os cientistas, é claro, têm uma resposta: um estudo publicado no Journal of Cognitive Neuroscience, do Massachusetts Institute of Technology, comprovou que os bem-humorados resolvem desafios com maior facilidade do que os rabugentos.

Criatividade

A pesquisa analisou as variações no humor e na personalidade de 79 pessoas enquanto elas tentavam solucionar problemas. Os alegres resolveram mais questões — e de modo mais inventivo — do que os emburrados. Na ressonância magnética realizada em 27 dos participantes, foi percebido que o humor altera o funcionamento do cérebro: quando estamos com alto astral, nossa atenção e nossos mecanismos de controle cognitivo aumentam a sensibilidade a insights criativos.

Agora você já sabe: se acordou com a pá virada, melhor nem tentar enfrentar aquele pepino que te espera no trabalho. Corra ao redor da quadra para liberar adrenalina, escute uma música empolgante, tome um bom café; qualquer técnica serve para ficar de bem com a vida — e libertar a criatividade.

Quer mais dicas de como ter boas ideias? Confira este vídeo com 29 técnicas para se manter criativo.

Assine nosso RSS e receba os posts do BlogA no leitor de sua preferência.

You may also like

1 Comment

  1. Agora está explicado porque nunca consigo criar nada…Hehehehe
    Vou assistir ao vídeo, quem sabe ainda haja uma luz no fim do túnel?! 🙂

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.