Sobre livros

O amor em três tempos

0

No último domingo foi dia dos pais, e nós aqui do Blog A não poderíamos deixar a data passar em branco. Se tem algo indubitavelmente inspirador, é um amor que atravessa gerações. E tem representante maior desse tipo do que aquele afeto que literalmente as trespassa, passando de pai para filho? Hoje vamos reverberar um pouquinho o carinho sentido nessa data (e a saudade, para algumas pessoas) e começar a semana com belas imagens de pais e filhos, em diferentes momentos dessa relação tão especial.

#1 O verdadeiro amor à primeira vista

O primeiro encontro entre pai e filho, geralmente depois de muita espera, é sempre um momento marcante. O blog UPSOCL fez uma coletânea de imagens de progenitores olhando pela primeira vez para o rostinho de seus rebentos. E esse é um momento marcado por duas estreias: o nascimento do primeiro filho é também o nascimento do pai. Seja Bem-Vindo! é um livro que manda essa mensagem não apenas para o bebê, mas para os papais de primeira viagem (ou de segunda, por que não?). Que sejam bem vindas essas novas vidas, como sem dúvida foram as retratadas nas imagens abaixo.


Espelho, espelho meu: existe alguém mais bobo do que eu?
[FONTE: UPSOCL]


A expressão do pai diz tudo ao não dizer nada: conhecer o filho parece mesmo ser uma sensação difícil de definir. 
[FONTE: UPSOCL]


A criança mal nasceu e o pai babão já está ligando para a agenda inteira, contando vantagem sobre o pimpolho. 
[FONTE: UPSOCL]

#2 O amor nas pequenas coisas

Enquanto a paixão é marcada por eventos grandiosos, dizem que o verdadeiro amor sobrevive à rotina e à simplicidade do cotidiano. E essa não é a própria definição da vida em família? A fotógrafa Kristen Schmid criou a série Father to Son em homenagem a seu marido e a seu filho. Enquanto seu esposo aprendia a ser pai, Kristen entendia, por meio de sua fotografia, a cumplicidade única que se criava entre a dupla. O objetivo de seu trabalho era mostrar ao mundo como se sentem pai e filho no desenrolar dessa intensa relação. Achamos que a missão foi cumprida. 


Ensinando o valor do trabalho desde cedo.
[FONTE: Kristen Schmid]


Qualquer semelhança é mera convivência.
[FONTE: Kristen Schmid]


Grandes lições de vida também passam por pequenos momentos.
[FONTE: Kristen Schmid]

#3 O amor que nem o tempo destrói

Como tudo na vida é cíclico, muitos acreditam que um dia nos tornaremos pais dos nossos pais. Mas isso diz respeito ao cuidado e à preocupação com seu bem estar. Afinal, a sabedoria de nossos “coroas” continua lá, firme e forte, e eles sempre terão algo para nos ensinar, mesmo que apenas com sua presença. O fotógrafo Philip Toledano criou a série Days with my father (Dias com meu pai), originalmente publicada em um blog, para retratar, com sensibilidade e bom humor, os últimos anos de vida de seu pai, já bem idoso e com alguns sintomas de demência. As imagens são um retrato honesto e tocante sobre o envelhecimento e também sobre o afeto de um filho por seu pai.


De acordo com Philip, mesmo aos 98 anos, seu pai ainda fazia graça para as fotos.
[FONTE: Days with my father]


Momento comovente: nessa imagem, o pai de Philip se olha no espelho e se assusta com a sua imagem. No entanto, após pedir ao filho para que tingisse seus cabelos, voltou a sair na rua com confiança. 
[FONTE: Days with my father]


Uma vida recheada de afeto é quando temos a chance de pegar nos braços aquele que um dia nos carregou.
[FONTE: Days with my father]

Se tem algo que marca para sempre, é o carinho e o cuidado que recebemos de quem nos criou, e aí incluímos também os avós, os pais emprestados, os pais que também são mães e as mães que também são pais (os famosos “pães”). Afinal, nem sempre a paternidade fala sobre genética. Pai é quem cria, pai é quem ensina, pai é quem ama. E, principalmente, quem a gente ama de volta e homenageia todo segundo domingo de agosto. =)

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.