Tecnologia Educacional

5 motivos que fazem sua IES perder alunos (e como mudar isso)

0
perder-alunos
Foto: Pexels

Perder alunos faz parte da realidade de qualquer IES. Entretanto, quando a queda é mais acentuada do que o esperado, é hora de analisar os possíveis motivos. Mesmo se a conjuntura política e econômica não estiver favorável, a receita é colocar o foco nas suas práticas internas. Afinal, são esses fatores que estão ao seu alcance para reverter a evasão.

Descubra agora os cinco principais motivos que fazem as IES perderem alunos (e como fugir deles):

1. Muita teoria e pouca prática

Primeiramente, os conteúdos sempre devem estar aliados a atividades práticas. Se isso não ocorre, existe uma boa chance de os alunos se sentirem desestimulados. Especialmente nos primeiros semestres, é comum que eles se deparem com uma grade curricular repleta de disciplinas mais voltadas à teoria.

Solução: Para driblar o problema, invista em formas mais participativas de proporcionar aprendizado, como metodologias imersivas e metodologias ativas. Aproximar o aluno da realidade profissional aumenta o envolvimento e a satisfação com o curso.

2. Conciliar trabalho e estudo

Em resumo, combinar a vida profissional com uma rotina de estudos não é fácil. Dessa maneira, muitas pessoas já estão no mercado de trabalho e têm que encarar essa jornada dupla todos os dias. Por isso, se a sua IES não estiver preparada para lidar com essa realidade, pode perder muitos alunos.

Solução: Ofereça conteúdos dinâmicos e de consumo rápido que podem ser acessados via mobile. Assim, a pessoa pode encaixar atividades de aula no intervalo de almoço ou mesmo no trajeto entre a casa e o trabalho.

3. Problemas financeiros faz perder alunos

Nenhuma instituição privada está livre de perder alunos que encontram dificuldades para pagar a mensalidade. Mas quanto menos ativo o setor financeiro de uma IES for, maior a probabilidade de a desistência ocorrer.

Solução: Mapeie quem está atrasando pagamentos e entre em contato para entender os motivos, negocie e ofereça oportunidades de financiamento. A PUCPR, por exemplo, promove campanhas de negociação para que seus estudantes mantenham as faturas em dia.

4. Dúvida sobre escolha profissional

Será que foi a escolha certa? Essa é uma pergunta que passa na cabeça da maior parte dos alunos ao longo do ensino superior. Eleger um curso e, mais do que isso, um rumo profissional é uma decisão que naturalmente gera muitas incertezas. As dúvidas, não raramente, levam à evasão.

Solução: Conte com um escritório de carreiras e estimule a orientação profissional. Com acesso a essa estrutura, o estudante poderá tirar suas dúvidas, participar de um estágio e montar um planejamento de carreira.

Quer aprender a estruturar um escritório de carreiras na sua IES? A gente te ajuda! Baixe um e-book exclusivo que ensina essa estruturação e ainda te ajuda a dar o primeiro passo em relação a empregabilidade na sua Instituição.

5. Dificuldade de aprendizado

Por fim, problemas na aprendizagem podem ocorrer quando o estudante chega à universidade com uma base fraca de conhecimento, mas também costumam ser culpa do conteúdo oferecido a ele no curso. Avalie criteriosamente se o material didático da sua instituição preza pela qualidade e é atrativo.

Solução: Para favorecer o aprendizado, o conteúdo deve ser pensado tanto dentro da sala de aula como fora dela. No ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o ideal é contar com materiais em formatos variados que partem de uma unidade de aprendizagem dinâmica e podem ser ajustados à realidade da IES.

Leia também:
:: Como tornar minha IES mais competitiva: 5 ótimas dicas

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.