Sobre livros

Medicamentos de A a Z – enfermagem

0

Parte importante da rotina de profissionais de Enfermagem é garantir que os pacientes recebam o medicamento correto, conforme prescrito pela equipe médica. Para explicar em detalhes a realização dessa prática, o manual Medicamentos de A a Z: Enfermagem foi atualizado recentemente para a segunda edição, com a intenção de manter-se como referência prática para o dia a dia dos profissionais.

Na primeira parte, são abordados os cuidados necessários para o preparo seguro dos medicamentos, apresentando conceitos como “solução”, “molaridade”, “porcentagem”, entre outros. No primeiro capítulo, há ainda exercícios de cálculos de conversão de medidas para que o profissional possa treinar suas habilidades.

Além disso, estão presentes no livro as diversas vias de administração dos medicamentos, os cuidados que são necessários ter com cada uma delas, as formas de se colocar cateteres venosos centrais. Estes dispositivos recebem um capítulo à parte, tanto por sua importância quanto pelo fato de que o paciente corre o risco de contrair infecções na corrente sanguínea relacionadas a eles.

Na segunda parte, são listados, em ordem alfabética, os fármacos que fazem parte da rotina de assistência à saúde. Sua definição e utilidade são apresentadas, além de cuidados que os profissionais devem ter ao administrá-los.

O livro foi escrito em conjunto por quatro profissionais da área da saúde: Mayde Seadi Torriani, farmacêutica Chefe da Seção de Gerenciamento e Logística de Medicamentos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); Luciana dos Santos, farmacêutica hospitalar do HCPA; Isabel Cristina Echer, enfermeira, professora associada da Escola de Enfermagem da UFRGS e chefe do Serviço de Enfermagem Cirúrgica do HCPA; e Elvino Barros, médico do Serviço de Nefrologia do HCPA, professor associado do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS.

medicamentos-a-z

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.