Reflexões

Keep Calm and Cyber Monday

0

Para quem se jogou na Black Friday sem saber que viria a Cyber Monday, just keep calm and use seu cartão de crédito. Apesar de ter chegado por aqui em 2012, a data ainda é novidade para muita gente. Em seu berço, nos Estados Unidos, a campanha foi criada com a intenção de aproveitar toda a expectativa gerada pela Black Friday para vender eletroeletrônicos pelo ecommerce. No Brasil, porém, ambas as campanhas já ganharam identidade própria, basta comparar para perceber.

Por aqui, as promoções costumam disputar a primeira parcela do 13º salário de muita gente. Adaptadas para o público brasileiro, encontramos propostas como Black Week, Black Weekend ou Black November. Quanto a Cyber Monday, foi ampliada para todos os produtos que o ecommerce alcança. No Grupo A, por exemplo, foi à vez dos eBooks figurarem um megadesconto.

Ao menos, para quem não aproveitou como gostaria os descontos desse ano, pode servir de consolação saber que ambas as campanhas são tendências consolidadas no país. No Brasil, a Cyber Monday e a Black Friday foram importadas pelo varejo nacional, respectivamente, em 2012 e 2010, e tornaram-se importantes para o calendário do comércio. Para se ter ideia, em 2014, a ClearSale, empresa que trabalha com prevenção à fraudes, estima que apenas na Black Friday mais de 871 milhões de reais tenham sido arrecadados.

Já no varejo norte-americano, criador de ambas as campanhas, a concepção é diferente. Por lá, a Black Friday é considerada o marco inicial das compras de Natal e, por consequência, a data de abertura do melhor período de vendas do ano. Existem diversas teorias para sua criação, mas sua importância é inegável. O impacto na economia é tão grande que mesmo não sendo um feriado oficial algumas empresas chegam a dispensar seus funcionários para que possam aproveitar as promoções. Por sua vez, a Cyber Monday possui até data de nascimento. O termo foi título de um comunicado para a imprensa da Shop.org, dia 28 de novembro de 2005. Desde então, a Cyber Monday tornou-se um dos melhores dias de vendas do ano para o e-commerce estadunidense.


[Foto via Time and Date]

O dia de Ação de Graças até pode ser um feriado norte-americano, mas muitos estrangeiros agradecem as datas que surgiram a partir dele. O sucesso da Cyber Monday e da Black Friday é tão grande, que diversos países as anexaram em seus calendários. Além do Brasil, países como Canadá, Austrália, Portugal e Reino Unido podem ser citados por incorporarem a iniciativa ou criaram projetos semelhantes para o mesmo período.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.