Sem categoria

Enfermagem em gerontologia: entenda como funciona

0

Você conhece bem o trabalho da enfermagem em gerontologia? Essa é uma área em expansão em nosso país, sendo uma opção interessante para profissionais da saúde.

Muita gente, no entanto, ainda não conhece esse nicho. É comum confundirem gerontologia com geriatria, por exemplo, ou não perceber que há ali uma boa oportunidade de formação. Se você tem afinidade com o trabalho com pessoas idosas e quer descobrir novas possibilidades, este post é para você!

Vamos explicar do que se trata essa área e demonstrar algumas formas de aliá-la à enfermagem. Continue lendo para saber mais!

O que é gerontologia?

Em uma definição literal, a palavra “gerontologia” significa o estudo do envelhecimento. Na área da educação, trata-se do curso cujo objetivo é ampliar os conhecimentos sobre a velhice e seus processos, visando capacitar profissionais a garantirem melhor qualidade de vida para os idosos.

É possível se capacitar na área por meio de uma graduação ou de uma pós, sendo uma opção para profissionais de diversos ramos da saúde, como enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas e por aí vai.

Durante o curso, o aluno se depara com matérias sobre o ciclo de vida, o cuidado gerontológico e a psicogerontologia, entre várias outras.

A atuação nesse nicho é relativamente nova no Brasil, mas tende a crescer muito nos próximos anos. Com o aumento da expectativa de vida e da população idosa no país, essa é uma possibilidade de trabalho bem interessante para quem tem afinidade com o tema.

Como é possível trabalhar com enfermagem em gerontologia?

O profissional de enfermagem encontra na gerontologia uma ampla área de atuação. Com seus conhecimentos específicos, ele é capaz de um olhar interdisciplinar que contribui muito para a qualidade de vida e o cuidado dos idosos, assim como para a atuação junto de outros profissionais.

Separamos a seguir alguns exemplos de como a enfermagem pode atuar dentro da gerontologia. Confira!

Prevenção de doenças

Ao se capacitar em gerontologia, o profissional de enfermagem poderá orientar seus pacientes e familiares para a prevenção de doenças e problemas típicos do envelhecimento.

Ele também poderá atuar junto a outras profissões, acompanhando os casos, fazendo check-ups e pensando em intervenções que melhorem a qualidade de vida e garantam mais saúde e longevidade a um indivíduo.

Ambientação para uma vida com qualidade

Falando em qualidade de vida, o profissional de enfermagem com essa especialização também pode dar orientações para tornar um ambiente mais propício à saúde e ao bem-estar de uma pessoa idosa.

Ele pode tanto orientar a família a adaptar a casa quanto atuar em espaços frequentados por esse público, como casas de repouso e hospitais.

Reabilitação

Outra possibilidade é fazer intervenções que ajudem a reabilitar a pessoa idosa com problemas de saúde. Caso fique comprovado pelos médicos, por exemplo, que a reabilitação não é possível, o profissional ajudará nos cuidados que garantam uma vida digna ao paciente.

Cuidados paliativos

Por fim, vale citar esse exemplo. Em casos de doenças irreversíveis ou progressivas, o especialista de enfermagem em gerontologia pode auxiliar nas intervenções para cuidar e garantir as melhores condições ao paciente. Isso pode envolver ações no aspecto físico, social, psíquico e até espiritual.

São muitas as formas de se trabalhar com enfermagem em gerontologia, como já deu para perceber. Seja qual for a atuação escolhida, no entanto, o que não muda é a importância de se preparar e estar sempre buscando conhecimentos a mais. Nesse sentido, a leitura e os estudos individuais fundamentais.

Esperamos que tenha gostado de entender melhor sobre a atuação da enfermagem em gerontologia. Para saber mais sobre o assunto, venha conferir nossas ofertas de livros sobre essa área de formação!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.