Sobre livros

Instrumentos de avaliação em saúde mental

0

Os instrumentos de avaliação são parte importante do diagnóstico de saúde mental. Mas não são tão simples de se entender e utilizar, é preciso conhecer as escalas de avaliação, padronizadas e compostas por itens que permitem quantificar características do paciente. Para auxiliar estudantes, profissionais e pesquisadores na área a realizar com maestria esta técnica que foi lançado o livro Instrumentos de avaliação em saúde mental.

Trata-se de um manual abrangente, didático e informativo que responde as possíveis dúvidas de estudiosos da área, esclarecendo como, por que e em que situações usar os instrumentos de avaliação. Além de facilitar o trabalho dos profissionais, o uso das escalas padronizadas também beneficia o paciente, pois assegura que sejam considerados sinais e sintomas possivelmente associados ao problema.

O livro destaca, porém, que é preciso saber aplicar os instrumentos de avaliação para que eles auxiliem no diagnóstico. Caso não haja o treinamento adequado, podem até atrapalhar o trabalho. Também é necessário, ainda, escolher a escala de avaliação de acordo com as necessidades dos profissionais e pacientes.

Para cada um dos transtornos que ocorrem com mais frequência, há diferentes instrumentos de avaliação. A obra aborda cada um destes: depressão, mania, ansiedade, sintomas psicóticos, uso de álcool e drogas, comportamento alimentar e impulsividade, além de detalhar as entrevistas diagnósticas e instrumentos de triagem e conter capítulos específicos relacionados a crianças e idosos.

O livro foi elaborado por três profissionais da área da saúde: Clara Gorenstein, psicofarmacologista e professora associada do Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Biomédicas da USP; Yuan-Pang Wang, psiquiatra e Médico assistente do IPq-HCFMUSP, professor colaborador do Programa de Pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP; Ines Hungerbühler, psicóloga e pesquisadora do Laboratório de Neurociências (LIM-27) do IPq-HCFMUSP e do Latin America Treatment and Innovation Network (LATIN-MH) da Medicina Preventiva da FMUSP.

instrumentos-avaliacao

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.