Reflexões

Inspiração #24: 5 reflexões de Richard Feynman

0

Depois de ganhar um prêmio Nobel, ser responsável por importantes avanços na área da mecânica quântica e da nanotecnologia, e receber o título de um dos dez melhores físicos de todos os tempos, o que mais um cientista poderia almejar? Pois Richard Feynman queria muito mais: seu maior objetivo era transmitir conhecimento. Com uma linguagem ao mesmo tempo profunda e acessível, Richard traduziu a complexidade da física a alunos dos mais diferentes níveis e aptidões. Suas Lições de Física são leitura obrigatória a todos que desejam entender a área — e também àqueles que simplesmente têm paixão pela ciência. Interessante, inspirador, rebelde: Feynman é, até hoje, um personagem marcante e jamais esquecido. Na inspiração desta semana, confira cinco de suas reflexões sobre temas que vão da matemática às incertezas da vida:

1. Sobre a incerteza: “Eu consigo conviver com a dúvida, com a incerteza, com o não saber. É muito mais interessante viver com incertezas do que ter respostas que podem estar erradas.”

2. Sobre a nossa responsabilidade: “A raça humana está em seu princípio. É natural que enfrentemos problemas. Mas há dezenas de milhares de anos pela frente. Nossa responsabilidade é fazer o que for possível, aprender ao máximo, melhorar as soluções e transmiti-las adiante.”

3. Sobre o mistério da vida: “[…] Olhar o homem como matéria, ver a vida como parte deste mistério universal de grandiosa profundidade, é sentir uma experiência muito rara e excitante. Ela geralmente termina em gargalhadas e alegria ao vislumbrarmos a futilidade de tentar entender o que é esse átomo no universo, essa coisa — átomos com curiosidade — que olha para si mesma e questiona o porquê de se questionar.”

4. Sobre a genialidade: “Einstein era um gigante. Sua cabeça estava nas nuvens, mas seus pés estavam no chão. Aqueles de nós que não são tão altos precisam escolher!”

5. Sobre a imaginação: “Nossa imaginação é ampliada ao máximo não para, como na ficção, imaginar coisas que não existem, mas para compreender o que de fato existe.”

  Para entender a física pelas lentes de Richard, confira o box Lições de Física: quatro volumes que reúnem as aulas do professor Feynman aos alunos de graduação do California Institute of Technology, de 1961 a 1963.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.