ENADE

Por que a nota do curso no Enade é importante para os alunos – e para a IES

0
enade
Foto: Pexels

O Enade é atualmente o principal indicador de performance das Instituições de Ensino Superior. Enquanto as universidades verificam o andamento dos seus projetos pedagógicos, o governo federal utiliza os resultados para desenhar políticas públicas de educação.

Mas não são apenas os entes públicos e as IES que se preocupam com a avaliação. As notas das instituições no Enade também fazem a diferença para os alunos. Seja para aqueles que estão em busca de uma graduação, para os que estão cursando ou mesmo para quem já obteve um diploma.

Não é por acaso que as ações de publicidade e marketing do setor educacional recorrem, cada vez mais, ao bom desempenho no exame como chamariz na captação de novos estudantes. Além de promover uma imagem favorável junto à sociedade, é um importante critério na hora de escolher uma IES.

O fato de a nota do Enade ser um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC) está entre os motivos que a tornaram um diferencial mercadológico. Ainda entram no cálculo do CPC indicadores acadêmicos como a titulação e o regime de trabalho dos professores. A infraestrutura e a organização didático pedagógica também são indicadores.

Conheça os principais indicadores acadêmicos e veja como calculá-los

O ranking do MEC é, portanto, um retrato do que a instituição é capaz de oferecer em termos de formação e qualificação profissional. É isto que a torna uma opção mais ou menos segura para os alunos. Por isso, estar bem avaliada é decisivo para o futuro de qualquer universidade.

Diferencial no mercado de trabalho

Um dos grandes desafios das IES, entretanto, é engajar os discentes para que realizem a prova com dedicação. Afinal, embora a participação seja obrigatória para ingressantes e concluintes dos cursos selecionados pelo MEC, o resultado do Enade não tem impacto na avaliação acadêmica dos alunos.

Hoje, por outro lado, as empresas utilizam a nota como um critério relevante no momento de preencher as suas vagas. Quem for oriundo de instituições com um CPC mais alto leva vantagem. Principalmente quando é necessário encontrar um critério de desempate entre os candidatos.

Assim, a relevância junto ao mercado de trabalho faz com que a nota da faculdade no Enade seja importante tanto para os ingressantes como para egressos. E ao ajudá-la a melhorar seu desempenho, os estudantes estão investindo em um diferencial em sua vida profissional.

Quero melhorar minha performance no ENADE!

Como melhorar a nota no Enade

Motivar o corpo acadêmico é importante, mas não basta. Cabe às instituições de ensino superior treinarem os estudantes. Iniciativas de sucesso mostram que diluir a preparação ao longo de todo o curso é o melhor caminho. Isso pode ser feito por meio de provas institucionais com peso sobre a nota do semestre. E também gestão dos planos de ensino, simulados, entre outras atividades.

A adoção de plataformas tecnológicas ajudam na constituição de um sistema perene de avaliação dos cursos e alunos. Ou seja, apenas um modelo de gestão capaz de identificar pontos fortes e fracos, é capaz de melhorar a performance no Enade. Assim, realizando intervenções pedagógicas quando necessário.

5 passos para aumentar a nota da sua IES no ENADE

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.