Institucional

Grupo A no CIAED: soluções para ensino híbrido ganham destaque

0

Em um evento dedicado às abordagens híbridas no ensino-aprendizagem na EAD, o Grupo A Educação não poderia ficar de fora.

Além de receber dezenas de visitantes em nosso estande, e apresentar soluções para os desafios que as instituições de ensino enfrentam, o time de especialistas do Grupo A participou de diversas palestras, plenárias e mesas redondas do CIAED, o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

O evento, que é um dos maiores do setor na América Latina, aconteceu de 20 a 24 de outubro em Poços de Caldas (MG). Para o Grupo A, foi uma ótima ocasião, primeiramente, para conhecer instituições de diferentes perfis e projetos. E também estreitar os laços com os clientes e oportunizar novos negócios.

“Não podemos negar o impacto do CIAED. Nossa equipe fez muitos contatos com professores, gestores de IES, clientes, prospects e parceiros dispostos a pensar o futuro da educação”, disse o diretor comercial do Grupo A, Bruno Weiblen.

A partir de pautas como ensino híbrido, 20% e 40% EAD, credenciamento, o Grupo A pode se envolver no evento principalmente por ser parceiro em várias etapas da jornada das Instituições através de nossas soluções. Além do apoio com consultorias para melhorar a eficiência operacional e uso de realidade virtual e aumentada para captar, engajar e reter alunos. Veja os destaques do Grupo A no CIAED:

Como crescer na EAD

Em resumo, foram aproximadamente 15 apresentações do nosso time de especialistas no CIAED. Luiz Trivelato, diretor do Grupo A, por exemplo, ancorou uma plenária sobre a estratégia de crescimento das IES através da EAD.

grupoa-no-ciaed-trivelato

Luiz Trivelato, diretor do Grupo A, em plenária do CIAED

Se a instituição já opera a modalidade a distância e não cresce, algo está errado, afirmou o diretor do Grupo A. Em seguida, Trivelato elencou algumas razões que possivelmente influenciam a performance dos cursos de EAD, entre elas:

  • a superoferta de polos EAD;
  • a falta de uma política de descontos assertiva e personalizada, conforme o curso;
  • a adesão lenta para modelo pedagógico híbrido;
  • e a precarização acentuada da carreira docente na EAD.

Acima de tudo, a apresentação de Trivelato usou dados nacionais sobre o ensino superior presencial e a distância. Eles foram tabulados pela consultoria Educa Insights.

Não há futuro sem ensino híbrido

Desde 2018, os gestores tem um forte motivo para credenciar as instituições de ensino superior (IES) na modalidade EAD. É que a portaria 1.428 permitiu ampliar para 40% a carga horária a distância de cursos presenciais, a partir do cumprimento de certos requisitos.

Dessa maneira, além de aquecer o mercado de EAD, a portaria favorece a consolidação do ensino híbrido no Brasil. Também conhecido por blended learning, o modelo pedagógico é uma das principais tendências da educação do século 21. A afirmação é de Gustavo Hoffmann, diretor do Grupo A e mediador de uma mesa redonda sobre a nova portaria.

Clientes e lançamento de e-book

O tema “ensino híbrido” inegavelmente foi discutido sob diversas perspectivas durante os quatro dias de CIAED. Representantes de IES clientes, como Ser Educacional, Uniamérica e Cruzeiro do Sul, relataram suas experiências no modelo híbrido. Isto graças às soluções do Grupo A.

Representantes dessas soluções também participaram de mesas redondas e outros eventos. Entre eles Vinicius Dias, da Algetec, Daiana Rocha, da Sagah, e Phill Miller, da Blackboard.

grupoa-no-ciaed-ebook

Fernanda Furuno e profissionais do EAD no lançamento do eBook

Por fim, Fernanda Furuno, Consultora de Projetos Educacionais Digitais e Gerente de EAD, ainda lançou no CIAED o eBook “A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas EAD, 50 dias”. O material riquíssimo reúne 92 páginas de trocas de experiências de especialistas sobre EAD. O conteúdo, na íntegra, já está disponível.

Baixe o eBook clicando aqui!

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.