Evasão

Como contornar a evasão em tempos de pandemia

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Estudante em aula EAD com outros colegas online.
A adoção de tecnologia é um dos investimentos que podem ajudar a evitar evasão na pandemia. Foto: Shutterstock

A evasão de alunos nunca deixa de ser uma ameaça ou uma preocupação no ensino superior. Durante a pandemia do novo coronavírus, ela ganhou um status ainda maior. Segundo o Semesp, a inadimplência em abril chegou a 25% e a evasão de alunos deve ser acima de 30% em 2020.

Além da crise econômica, decorrência das medidas de isolamento e distanciamento físico, a falta de engajamento pode levar ao abandono dos estudos.

A seguir, compartilhamos dicas para tentar impedir a evasão de alunos. Entre outros pontos, as instituições não devem levar o presencial para o online. Gustavo Hoffmann, especialista em educação, comenta sobre como colocar em prática estas ações para tentar reduzir a evasão no uso do EAD:

“Dá para fazer um EAD melhor que o presencial, minha pesquisa em Harvard mostrou exatamente isso, dá para fazer uma aprendizagem que o aluno aprende mais, fica mais satisfeito, se engaja mais e uma consequência disso é a menor evasão”, afirma Gustavo Hoffmann.

Veja algumas ações para melhorar seu EAD e buscar a redução da evasão de alunos:

Use a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma aliada fundamental para evitar a evasão de alunos durante a pandemia. Isso passa por disponibilizar ferramentas online que facilitem o trabalho dos professores, com o objetivo de gerar conteúdo de qualidade.

Mas não basta ter qualidade se os materiais não forem acessados. É necessário fornecer o conteúdo em diferentes formatos, garantindo que todos os perfis de alunos sejam atendidos.

Quais formatos podem ser explorados:

  1. Gamificação
  2. Realidade aumentada
  3. Podcast
  4. Vídeos 360° 

Caso a instituição possua um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), monitorar o acesso é o próximo passo na gestão da evasão. Nesse ponto, uma dica é criar estratégias de comunicação com quem não está dando prosseguimento às atividades acadêmicas.

Os melhores ambiente virtual de aprendizagem para IES.

Além do AVA, outros canais podem ser utilizados. Mensagens por telefone, e-mail e WhatsApp podem ser usadas como forma de verificar o que atrapalha o estudante. E, dessa maneira, ajudá-lo a voltar aos estudos.

Quando o acesso não acontece há 15 dias, por exemplo, pode ser enviada uma mensagem via WhatsApp. Passados 20 dias, talvez seja a hora uma ligação telefônica. Mas cada IES define o melhor momento para abordar alunos nessa situação.

Aposte em metodologias inovadoras

A crise provocada pelo novo coronavírus também pode ser vista pelas instituições como uma oportunidade para abandonar abordagens tradicionais e ultrapassadas de ensino e aprendizagem. É hora de apostar em metodologias ativas e inovadoras.

Nesse sentido, principalmente quando falamos de EAD, interação é a palavra-chave. Atualmente, há uma série de dispositivos e ferramentas que permitem aplicar metodologias ativas de aprendizagem na educação a distância.

Além disso, cuidado com conteúdos muito extensos. Promova atividades objetivas, deixe claro para os alunos quais são as motivações dessas atividades e busque exemplos para relacionar o conteúdo com o dia a dia deles.

Por fim, promova atividades síncronas entre professores e alunos. O contato em tempo real, mesmo que por ferramenta de webconferência, é fundamental para engajar a todos. Nesse momento, reforce a aplicabilidade dos conteúdos.

Não basta trazer o que é realizado no ambiente presencial para o digital. É necessário estruturar uma forma de ensino que englobe professor e aluno em tempo real, para que consigam desenvolver atividades com alto índice de engajamento. Metodologias ativas de aprendizagem em um ambiente 100% online, por exemplo.

É necessário tecnologia de ponta, conteúdo de qualidade, mas sobretudo uma metodologia personalizada para este formato. Estruture bem estas interações e formas de engajar o estudante.

Promova uma sensação de pertencimento

Quando o aluno passa por problemas durante seu percurso no ensino superior, a sensação de pertencimento a comunidade acadêmica o ajuda a finalizar seu curso. Mas essa sensação tende a ficar mais frágil durante o período de distanciamento social.

As redes sociais funcionam para promover a sensação de pertencimento mesmo a distância. O foco, nesse caso, é manter uma presença marcante no Facebook e no Instagram, com publicações que promovam a interação e o compartilhamento de conteúdo.

Quero ajuda para fomentar o engajamento acadêmico na minha IES!

Não esqueça de criar layouts e hashtags próprios da instituição nas postagens. E utilize essas ferramentas para promover desafios – aquelas brincadeiras que estimulam os alunos a responderem o seu post e a desafiarem os colegas a fazerem o mesmo.

Para evitar a evasão de alunos em um momento difícil como esse, as redes sociais devem ser utilizadas para promover uma mensagem de união. Ou seja, a ideia é mostrar que a instituição não parou e que toda a comunidade acadêmica está no mesmo barco.

Acesse a nossa Central Corona para IES:

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

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    1 Comment

    1. Muito bom o conteúdo!

      É importe inovar e saber fazer uso das tecnologias para oferecer um ensino online de qualidade e engajado. Evitando, assim, a evasão do aluno durante a pandemia.

      Parabéns!!!

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