Entrar na EAD é essencial para as IES que querem acompanhar os avanços tecnológicos. Ao mesmo tempo que querem oferecer uma melhor experiência de aprendizagem aos alunos e manterem-se competitivas no mercado.
Ao seguir por esse caminho – seja para ofertar um curso 100% EAD ou para adotar a modalidade em disciplinas de cursos presenciais –, as instituições de ensino devem estar atentas a alguns pré-requisitos. Em resumo, atendê-los não só garante o aval do MEC como aumenta a confiança dos estudantes na IES.
Veja por onde começar, caso sua IES esteja pronta para entrar na EAD:
Credenciamento e autorização
Em primeiro lugar, a IES interessada em oferecer cursos EAD precisa solicitar credenciamento específico à União. Desde 2017, é permitido que as instituições ofertem o ensino a distância mesmo que não ofereçam a mesma graduação na modalidade presencial.
A janela de credenciamento costuma acontecer duas vezes ao ano. O processo pode levar até dois anos para a efetivação, entre o protocolo inicial e a publicação da portaria. Uma vez credenciada para a oferta do EAD, a IES buscará autorização do MEC para a abertura do curso de graduação. É com a autorização que a instituição poderá abrir turmas e processo seletivo.
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Reconhecimento do curso
Feito isso, a etapa seguinte para entrar na EAD é de reconhecimento do curso a distância. Todos os cursos devem passar pelo reconhecimento do MEC.
A IES deve solicitar o reconhecimento quando a graduação completar entre 50% e 75% de sua carga horária. Uma comissão avaliadora é designada pelo MEC para fazer uma visita in loco e verificar a instituição, por meio dos conceitos de avaliação.
O reconhecimento do curso é a condição necessária para a validade nacional dos diplomas pela instituição. Esse reconhecimento passa por avaliações periódicas.
Currículo do curso
O curso também precisa apresentar um proposta da sua grade curricular. Uma graduação tem duração média de 4 anos. É imprescindível que, ao planejar um curso de EAD, a IES saiba quais serão as disciplinas ofertadas durante todo o período do curso, bem como tenha previsão de como serão as atividades de avaliação dos alunos.
Conteúdo de qualidade
A IES que quer entrar na EAD precisa, sobretudo, verificar se o material didático atende às necessidades de aprendizagem do aluno. O conteúdo ofertado na modalidade é o mesmo de um curso presencial. A diferença está na apresentação do material, que deve ter linguagem própria e considerar que o aluno estará sozinho no momento do estudo, sem o contato físico ou constante com o professor.
Ambiente virtual de aprendizagem
Para ofertar cursos que serão ministrados na modalidade a distância é imprescindível que a IES esteja presente em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS, na sigla em inglês). Este recurso é primordial para que os estudantes tenham acesso ao conteúdo das aulas.
Por fim, além do AVA, o curso EAD deve contemplar outras ferramentas para abastecê-lo. Exemplos disso são os laboratórios virtuais, games e suporte para os conteúdos com o uso de realidade virtual ou aumentada.
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