Sobre livros

Engenharia Mecânica em foco

0

Há 50 anos no mercado, o clássico da área de projeto em engenharia mecânica Elementos de máquinas de Shigley apresenta sua 10º edição mantendo a sua combinação de sucesso: linguagem direta e focada em fundamentos com uma discussão detalhada e abrangente dos componentes. Uma bíblia para engenheiros praticantes. Desde a sua primeira edição, a publicação, além de ganhar novos leitores, acompanhou o desenvolvimento da engenharia ao longo dos anos e se renova a cada edição.

Muitos recursos são utilizados para auxiliar o projetista, como o uso de várias fontes de informação e diversos softwares de projeto. O engenheiro de projetos precisa não apenas desenvolver competência em seu campo de atuação, mas também ser responsável e manter a ética durante todo o seu trabalho.

A complexidade do assunto necessita de uma sequência em que os conceitos são introduzidos e reiterados. Primeiro se trata da natureza do projeto em geral e, depois, do concepção de engenharia mecânica em particular, ambas etapas com muitas fases interativas.

Dividido em quatro partes, a primeira fala de fundamentos e explica as diferenças entre projeto e análise. Há também três capítulos que revisam as propriedades dos materiais, análise de tensão, análise de rigidez e deflexão, que são os princípios fundamentais necessários para o restante do livro.

Questões importantes como a prevenção de falhas e como podem ser evitadas, são os temas da segunda parte da publicação. A terceira traz dispositivos de fixação, conjuntos soldados, molas, mancais de contato por rolamento, mancais com película lubrificante, engrenagens, correias, correntes e cabos de fios trançados.

A 10º edição inclui, ainda, um capítulo sobre dimensionamento e toleranciamento geométrico, que possibilita ao aluno melhor leitura e compreensão das especificações de projeto. Tabelas e respostas para os problemas selecionados no final de cada capítulo, completam o clássico Elementos de máquinas de Shigley.

Engenharia Mecanica

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.