Sobre livros

Dor de amor

2

Para quem sofre por amor – e quem nunca, não é? –, época de Dia dos Namorados é um martírio. No shopping, todas as lojas anunciam promoções para os enamorados. Na televisão, as propagandas estrelando casais apaixonados fazem chorar. Na mesa de bar, uns perguntam aos outros: “Já comprou o presente?”. E ainda há quem insista em afirmar aos corações partidos que dor de amor é bobagem!

Pois àqueles que não acreditam no sofrimento provocado por paixões não correspondidas, um novo estudo coordenado por psicólogos norte-americanos prova o contrário. Segundo Ethan Kross, Marc Berman, Walter Mischel, Edward Smith e Tor Wager, dor de amor machuca mesmo: cientificamente falando, a mesma área do cérebro é acionada quando alguém experimenta uma sensação de dor, seja ela física – queimar-se com o copo de café, por exemplo – ou sentimental – como levar um fora.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de examinar o cérebro de 40 voluntários que haviam sido rejeitados pelos seus parceiros nos últimos seis meses. Os solteiros completaram duas tarefas: em uma, recebiam uma leve queimadura no braço esquerdo; na outra, tinham de olhar fotografias de seus ex-amores e narrar experiências compartilhadas a dois. A ressonância magnética das regiões cerebrais revelou que a mente dos recém-desquitados reagia da mesma forma a ambos os tipos de sofrimento, confirmando o que milhares de músicas, filmes e livros comentam há anos: amar às vezes dói demais.

A partir dessa pesquisa, os psicólogos concluíram que, para superar uma dor de cotovelo daquelas, é preciso cutucar a ferida e tratar o trauma emocional. Só assim será possível prevenir reações físicas que podem surgir a partir do sofrimento emocional, como fibromialgia e fadiga.

E você, acredita que dor de amor pode machucar de verdade?

Imagem via.

Para mais reflexões sobre o amor, confira o livro O Amor e seus Labirintos, do psicanalista Gley P. Costa.

You may also like

2 Comments

  1. Legaaal. Ahhh o amooor. =o)
    O único e solitário trunfo dos solteiros é o afastamento total da loucura da escolha do presente (afinal, quem não faz das tripas coração para tornar esse um dia legal para o parceiro?) e a economia.
    Essa capa do amor e seus labirintos é uma minhas das preferidas. Dá-lhe!

  2. Para seu amor te procurar ainda hoje apaixonado(a) e querendo ficar com você, conte 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e em seguida repita: "Bruxos e bruxinhas assim que essa simpatia eu publicar, (diga o nome da pessoa amada) vai me procurar, se desculpar, pedir para me amar e falar que precisa muito de mim, ele(a) irá me ligar agora pois está pensando loucamente em mim. E me fará a pessoa mais feliz do mundo."

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.