Institucional

Dia do Professor

0

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia uma das mais importantes profissões praticadas e antigas no mundo, sem ela, a troca de conhecimento e a correta compreensão seriam impossíveis. É o professor um dos grandes facilitadores e responsáveis pelo desenvolvimento da educação, de um país e do aprendizado.

Para continuar incentivando os professores neste dom de ensinar e na busca por novos aprendizados, a publicação Inovação na Sala de Aula – Atualizado e Ampliado  apresenta os avanços do ensino com a chegada da tecnologia. O livro destaca em uma abordagem inovadora os desafios e o papel da tecnologia na customização do ensino para a motivação e aprendizado do aluno. Já fizemos um post sobre a tecnologia no futuro da educação.

professora-aluno1

Outra obra que complementa e destaca o papel do professor é o livro O bem-estar dos professores. De forma clara e objetiva, a publicação fala sobre a importância do professor na sociedade, suas competências, suas emoções e a responsabilidade profissional e moral dos educadores. A obra faz uma reflexão de que o professor não somente é responsável por educar, mas também tem função fundamental na vida do aluno, seja em manter o otimismo e a esperança no futuro das gerações, como um grande exemplo a ser seguido.

O escritor Hope J. Hartman, do City College, de New York, escreveu e lançou recentemente o livro Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. O autor apresenta o resultado de mais de 30 anos de trabalho com professores de diversas séries e níveis de ensino e desafia profissionais novos e experientes a aplicar o pensamento reflexivo nas principais áreas do conhecimento. Segundo Hartman, a prática reflexiva é uma forma de “pensar sobre o fazer”, a partir disso, professores e alunos adquirem conhecimentos e habilidades críticas importantes para a sala de aula e para o dia a dia.

Feliz dia do Professor e boa leitura!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.