Sobre livros

Contra a globaboseira, vote em Pankaj Ghemawat!

0

Você é daquelas pessoas que acredita que o mundo, por causa da globalização, se tornou plano? Mmm, melhor rever seus conceitos. Ele continua redondo, bem redondo. Pelo menos é esta a teoria de Pankaj Ghemawat, bacharel em Matemática Aplicada e candidato a Professor de Administração do Ano no prêmio Economist Intelligence Unit, organizado pela Revista The Economist.

Poucos debates são repletos de tantos clichês e frases feitas quanto o da globalização – aliás, dizer que o mundo está “cada vez mais globalizado” é repetir um dos maiores lugares-comum da década, segundo Ghemawat. O pesquisador afirma – e prova, com estatísticas e mapas – exatamente o contrário, chamando tudo isso de uma grande “globaboseira”.

Em sua série de livros, três deles traduzidos e publicados por nós, ele rejeita a ideia de que a globalização significa homogenização. Como, pergunta Ghemawat, pode haver globalização se 90% dos habitantes da Terra jamais deixaram o local onde nasceram, apenas 2% das ligações telefônicas são internacionais, 95% das pessoas se informam pela mídia de seu país, 1% das cartas enviadas mundo afora cruzam fronteiras e menos de 1% das empresas americanas têm operações fora do país? Esses questionamentos podem ser conferidos nesta palestra do especialista, publicada pelo site TED:

 

Em sua mais recente obra, Mundo 3.0, o professor da Harvard Business School se dedica à audaciosa tarefa de afirmar que existe, no máximo, um mundo “semiglobalizado”. Se você quer entender o desenvolvimento econômico do nosso tempo e rever suas convicções sobre o mercado mundial estar sendo dominado por poucas companhias gigantes, essa leitura promete abrir seus olhos. 😉

Com suas teorias inovadoras e perspectivas diferentes de ver o mundo, Pankaj Ghemawat tem se destacado no cenário internacional. Arysinha Affonso, nossa gerente editorial da área de Exatas, Sociais e Aplicadas, recebeu uma mensagem carinhosa do profissional comunicando sua candidatura a a “Business Professor of the Year 2012”! Olha só:

Desculpe-me desde já, por favor, por esta comunicação repentina, mas estou concorrendo ao “Economist Intelligence Unit´s Business Professor of the Year Award” e, a fim de avançar para a próxima rodada da competição, preciso conquistar votos online! Então, se você puder e quiser, vote em mim até dia 23 de novembro às 17:00 GMT – e eu ficaria extremamente grato se você convidasse outras pessoas que apóiam a minha candidatura a fazê-lo também! A votação só leva cerca de 30 segundos.

Atenciosamente,

Pankaj Ghemawat

E fica o convite para você também! Gostou das ideias e textos dele? Então dê uma força: entre neste link e vote! Esse incentivo é importante para que ele continue nos inspirando e nos mostrando o mundo sob novos ângulos. (:

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.