Sem categoria

Conheça 4 livros sobre Arduino

0

Quem trabalha com tecnologia sabe como a área está passando por constantes atualizações, lançando novidades em forma de ferramentas e técnicas. Os profissionais e estudantes precisam, então, se manter informados, buscando conhecimentos extras que os diferenciem. Entre as novas tendências do momento está o Arduino: plataforma que vem contribuindo para o desenvolvimento e programação de projetos. 

Já existem muitos materiais de estudo sobre essa tecnologia disponíveis por aí, mas é importante identificar os mais indicados para o seu aprendizado. O autor Simon Monk, por exemplo, considerado o “guru da tecnologia”, trata desse assunto em várias de suas obras.

No artigo de hoje, vamos indicar quatro livros sobre Arduino para você ler, colocar em prática e melhorar seu desempenho com esse sistema. Continue lendo para saber mais!

O que é o Arduino?

O Arduino é uma plataforma voltada para o desenvolvimento de softwares, na qual é possível programar de forma mais simplificada. Ele é composto por uma placa baseada em um microcontrolador Atmel AVR, com entradas e saídas que permitem o controle de dispositivos e a conexão com computadores via entrada USB.

Para aprender a programar no Arduino, é preciso primeiro compreender alguns conceitos do mundo digital, que vão desde o básico sobre um computador até elementos mais específicos, como as diferentes linguagens de programação, variáveis e algoritmos. Além disso, é necessário conhecer os diferentes sistemas operacionais para compreender como o Arduino deve ser utilizado com cada um. 

O Android, por exemplo, é um sistema mais clássico e de fácil compreensão, mas existem vários outros cuja linguagem é mais complexa e, muitas vezes, precisa ser simplificada. O objetivo do Arduino é justamente facilitar essa programação, além do desenvolvimento de outros dispositivos.

Com as noções adequadas, a plataforma pode ser um ótimo meio para construir seus projetos. Como ela exige alguns conhecimentos mais variados, é essencial buscar materiais de estudo para se especializar. Vamos dar algumas dicas para isso a seguir, mostrando os melhores livros sobre Arduino para você dominar o assunto!

Quais são os principais livros sobre Arduino atualmente?

Falando em materiais de estudo, os livros com certeza são uma excelente fonte de conhecimento para auxiliar em seus aprendizados. As leituras certas ajudarão você a ter maior domínio sobre a plataforma, desenvolvendo projetos mais aprofundados e qualificados. Separamos quatro dicas de leitura sobre o Arduino que você precisa conhecer. Confira!

1. 30 Projetos com Arduino

Do autor Simon Monk, a obra apresenta o passo a passo completo de 30 projetos a se realizar com diferentes modelos de Arduino, como o Uno, o Leonardo e o Arduino 1.0. O livro traz ilustrações para facilitar ainda mais o entendimento, além de instruções práticas para você criar e programar seus próprios dispositivos.

A parte introdutória tem, ainda, alguns conhecimentos sobre o mundo da Ardu e orientações sobre onde começar. Entre os ensinamentos, incluem-se projetos com LED, USB, projetos com potências e com sensores. Com certeza é uma leitura muito rica para quem atua com tecnologia!

2. Projetos com Arduino e Android

Lembra que comentamos da importância de conhecer os diferentes sistemas operacionais? Pois é, o autor Simon Monk preparou uma obra especificamente voltada para a interação do Arduino com o Android

O livro traz instruções de projetos utilizando esses recursos, com explicações sobre o Kit de Desenvolvimento de Aplicações Abertas para Android (ADK), com interface USB e outros métodos de comunicação. São abordados projetos como o robô bluetooth, o medidor de distância ultrassônico, o contador de potência e muito mais. Além disso, a obra ainda tem fundamentos de Open Accessory em seu encerramento.

Tudo isso contribui para que você crie e programe dispositivos com o Arduino e possa controlá-los com seu smartphone ou tablet. Ainda, é importante lembrar que a programação do Android é uma das mais clássicas, então vale muito a pena aprender sobre ela.

3. Internet das Coisas

Nessa obra, Simon Monk vai focar em introduzir o Photon ao leitor: um módulo cujo objetivo é a construção de projetos e protótipos. O autor aborda a programação, a comunicação entre máquinas, a robótica e vários outros fatores, básicos e avançados, trazendo instruções práticas e conceitos, como nas outras obras já mencionadas.

Assim como o Arduino, o Photon é um módulo mais simples e, além disso, tem baixo custo. Sua função inicial era auxiliar na elaboração de produtos, mas verificou-se sua eficiência para desenvolver projetos da linha Maker. Tudo isso está contemplado no livro, que é outra grande fonte de conhecimento sobre tecnologia.

4. Programação com Arduino II

Que tal mais algumas dicas práticas para ter sucesso com o Arduino? Nessa obra, Simon Monk traz diversas instruções para otimizar e facilitar seu uso da plataforma.

Você vai encontrar instruções, por exemplo, sobre como deixar o Arduino mais veloz, como lidar com interrupções e temporizadores e como utilizar a placa com um baixo costume de energia. Além disso, são contempladas diferentes interfaces, memória e explicações sobre o interior da plataforma, entre vários outros capítulos.

São abordados segredos do uso profissional dos diferentes modelos de Arduino com práticas mais avançadas e direcionadas. Assim como em todas as obras sobre esse assunto, Simon apresenta instruções claras e ilustradas, que tornam o entendimento mais fácil e leve. É uma boa dica de leitura para quem já começou a ter experiência com a ferramenta, sendo um ótimo complemento para os demais livros comentados aqui.

O Arduino é um elemento fundamental para quem quer entender mais de programação e tecnologia. Com ele, seus projetos vão ficar muito mais simples e suas possibilidades ampliadas.

Se você trabalha, estuda ou é um entusiasta dessa área, com certeza esses livros sobre Arduino vão fazer toda a diferença na sua perspectiva. Lembre-se de que, quanto mais pesquisa e aprendizado, mais diferenciados serão os seus projetos. Então, busque complementar o seu material de consulta e invista em conhecimentos extras!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de livros sobre Arduino. Agora, que tal conhecer outras obras e se aprofundar no assunto? É só conferir nossa loja virtual!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.