Sem categoria

Conheça 3 técnicas de terapia cognitivo-comportamental

0

Ansiedade, estresse, síndrome do pânico e depressão são exemplos de doenças da mente que o trabalho terapêutico tem condições de reverter. Um dos recursos utilizados para ajudar os pacientes a superar tais problemas são as técnicas de terapia cognitivo-comportamental.

Conhecer tais técnicas é primordial para iniciar a atividade clínica, especialmente aos profissionais que almejam aplicar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) para tratar seus pacientes. Sendo assim, é preciso, desde já, buscar conhecimento em fontes relevantes e confiáveis.

Para começar a entender o tema, confira, neste post, o que é TCC, como funciona e 3 das técnicas que vão trazer resultados eficazes ao seu trabalho terapêutico!

O que é terapia cognitivo-comportamental?

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem da psicoterapia que propõe a mudança de comportamentos e pensamentos para solucionar problemas psicológicos. Assim, ela procura responder à seguinte pergunta: quais habilidades são necessárias para vencer as dificuldades emocionais?

Como o próprio nome sugere, a TCC leva em conta os aspectos cognitivos e comportamentais de um sujeito. Aliás, a associação entre comportamento e pensamento é fundamental para esclarecer como funcionam a saúde mental e o homem.

Diferentemente de outros métodos que incidem sobre o inconsciente, na terapia cognitivo-comportamental a figura central é o paciente, suas características e habilidades. A TCC tem forte evidência científica, logo, é utilizada para tratar desde tristeza e desconforto a depressão, ansiedade, traumas e fobias.

Como funciona a TCC?

A terapia cognitivo-comportamental funciona com base em uma situação vivida pelo indivíduo, a qual gera pensamentos disfuncionais que, por sua vez, produzem emoções e comportamentos negativos. Logo, a função do terapeuta é identificar os padrões que comprometem a saúde mental dos seus pacientes.

Para tanto, inicialmente é feita uma avaliação psicológica e, no decorrer das sessões, terapeuta e paciente estabelecem uma relação de confiança e compromisso, imprescindível para a aplicação apropriada e eficaz das técnicas de terapia cognitivo-comportamental.

Desse modo, a TCC auxilia o indivíduo a descobrir novas possibilidades de pensamentos diante de cada situação vivida, a fim de adaptar-se da melhor forma a sua realidade. Com o tempo, os padrões que determinam suas crenças e percepções vão sendo modificados até o paciente conquistar autonomia para superar as suas questões.

Quais as técnicas de terapia cognitivo-comportamental e os seus benefícios?

Saiba, a seguir, quais são algumas das principais técnicas de terapia cognitivo-comportamental!

1. Psicoeducação

A psicoeducação consiste em oferecer informações ao paciente sobre o trabalho terapêutico, sua importância e seu objetivo, e até mesmo a respeito do problema a ser enfrentado (fobia social, depressão etc). Essa técnica ajuda na adesão à terapia.

2. Questionamento socrático

O questionamento socrático está entre as técnicas de terapia cognitivo-comportamental mais aplicadas porque ajuda o indivíduo a refletir sobre os seus pensamentos e suas emoções para tomar decisões mais acertadas e benéficas. Cabe ao terapeuta formular perguntas que levem o paciente a compreender as próprias questões.

3. Técnicas de relaxamento

As técnicas de relaxamento são especialmente recomendadas a pacientes que sofrem de transtornos relacionados à ansiedade e ao medo. Exercícios de respiração e para relaxar os músculos são ensinados para auxiliar no autocontrole das emoções e diminuir a tensão durante períodos críticos.

E então, qual sua opinião a respeito das técnicas de terapia cognitivo-comportamental? Já as conhecia ou pensa em utilizá-las em seu trabalho clínico? Para compreender cada uma delas profundamente e ter condições de atuar com a metodologia, é fundamental debruçar-se em boas publicações que tratam sobre o assunto.

Se você tem interesse em saber mais acerca da terapia cognitivo-comportamental, confira quais são as 5 obras que vão ajudar na sua formação!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.