Captação

Como tornar minha IES mais competitiva: 5 ótimas dicas

0
ies-mais-competitiva
Foto: Pexels

Destacar-se no mar de instituições de ensino superior que estão no mercado é um desafio e tanto. A estratégia, em geral, para tornar a IES competitiva, começa pela captação de alunos. A IES deve comunicar os atributos certos para atrair os melhores estudantes.

Depois, claro, a faculdade terá que oferecer uma formação sólida, ter bom desempenho nas avaliações e coroar as conquistas com bons índices de empregabilidade – isso apenas para resumir em alguns pontos. Afinal, fazer menos que o básico seria aceitar que a instituição dependa da sorte para sobreviver.

A alta competitividade no setor educacional tem impulsionado a profissionalização da gestão das IES no Brasil. Nesse contexto, um movimento promissor é trabalhar com parceiros estratégicos – ou seja, contratar soluções especializadas para as mais diferentes necessidades.

Dessa maneira, cada parte envolvida consegue dar o seu melhor, conforme a sua expertise.

Confira, a seguir, cinco dicas certeiras para tornar sua IES competitiva

1. Aposte na empregabilidade

Primeiramente, comece integrando as ações de empregabilidade que a sua instituição já desenvolve. Atuando em conjunto e com soluções parceiras, a IES pode atingir melhores resultados. Além disso, é importante saber quais são seus melhores e piores cursos em relação à colocação do aluno no mercado de trabalho.

Feito isso, chega a hora de criar ações personalizadas, para diferentes perfis de curso. Mas não esqueça que algumas estratégias (como oferecer mentoria e consolidar um escritório de carreiras) são apenas a base para trabalhar melhores níveis de empregabilidade.

2. Desenvolva conteúdo diversificado

Uma IES deve primar pela qualidade do conteúdo oferecido. Em resumo, ter qualidade significa atender uma série de requisitos:

  • o conteúdo deve se manter atualizado;
  • deve ser atraente atraente;
  • conseguir permanecer engajador;
  • proporcionar experiências que transformem o aluno.

Procure testar diferentes formatos e considere a tecnologia uma poderosa aliada. Instituições que investem em recursos como vídeo 360° largam na frente. Ser vista como uma IES de ponta é uma grande vantagem competitiva.

3. Prepare seu aluno para o ENADE

As avaliações que compõem o conceito institucional do MEC são um ativo importante na captação de alunos. É o caso do ENADE. Vale a pena engajar a equipe interna na preparação dos estudantes para a realização do exame.

Mas não deixe para pensar nisso apenas quando a data da prova for marcada. Já existem soluções de avaliação externa que podem ajudar sua instituição a preparar continuamente os estudantes. O AvaliA ainda fornece relatórios qualificados a partir dos testes para aprimorar a gestão da IES.

Quero melhorar minha performance no ENADE!

4. Invista em um AVA qualificado

Um ambiente virtual de aprendizagem (AVA, ou LMS, na sigla em inglês) de qualidade é um recurso indispensável para instituições que desejam se destacar. A plataforma educacional ideal deve proporcionar experiências de aprendizado criativas e inspiradoras.

Se a sua IES trabalha com a modalidade EAD, o AVA é fundamental. Afinal, a tecnologia será o ponto de contato entre o aluno e a instituição na maior parte do tempo. Busque por plataformas intuitivas, que integrem com outros sistemas da IES e com um bom suporte.

5. Fique atento aos dados

A alta competitividade entre instituições de ensino superior requer uma gestão próxima, com olho atento para os dados. Faça a lição de casa e monte o planejamento estratégico da sua IES. A partir dele serão definidos os objetivos e as prioridades da instituição. Se for a captação de alunos, por exemplo, direcione o monitoramento de dados e desenvolva ações orientadas para isso.

Toda IES tem uma grande quantidade de informação que acaba negligenciada. Dedique tempo para monitorar os indicadores de sucesso para suas metas. Além disso, aproveite os relatórios produzidos pelas empresas que são suas parceiras – como a de sua plataforma AVA.

Por fim, seguindo estas cinco dicas, sua IES dificilmente será mais uma na multidão. E lembre-se que já existem ferramentas acessíveis no mercado capazes de suprir suas necessidades. Conheça as soluções Sagah, Symplicity, Blackboard e AvaliA e descubra como elas podem impulsionar a gestão da sua IES.

Leia também:
:: Seminário sobre Futuro do Ensino Superior discute tendências do setor
:: Jornada Regional do Semesp discute sobre serviços diversificados em IES

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.