Sobre livros

Saiba como fazer um artigo acadêmico com essas 4 dicas

0

Vida de universitário não é fácil, afinal, as leituras solicitadas pelos professores são volumosas, e o descanso só chega mesmo nas férias (e olhe lá!) ou quando o curso termina, de fato. Isso sem citar os trabalhos científicos, que são um capítulo à parte. Por falar nesse assunto, você sabe como fazer um artigo acadêmico?

Muitos estudantes sentem até calafrios só em ouvir alguém tocar no tema. Mas, já que não tem como se livrar da tarefa, o jeito é encarar o desafio para botar as mãos no tão sonhado canudo o quanto antes, concorda?

A boa notícia é que existem alguns macetes para você elaborar bons trabalhos científicos sem precisar sofrer tanto.

Neste post, entenda por que é necessário conhecer a estrutura de um artigo acadêmico e confira 4 dicas de como elaborar um trabalho desse tipo de maneira mais prática e eficiente!

Por que é importante conhecer a estrutura do trabalho científico?

Um artigo acadêmico é um trabalho científico cuja estrutura precisa seguir as regras determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Só dessa forma ele pode ser validado pela academia. Os tópicos obrigatórios são:

Diferentes obras sobre como fazer um artigo acadêmico versam em detalhes a respeito desses itens, explicando o que abordar em cada um deles. Além disso, a ABNT aponta qual estilo de formatação deve ser adotado, a fim de padronizar e gerar identidade visual para esse tipo de trabalho cujo resultado serve de base para a apresentação de uma pesquisa.

Como fazer um artigo acadêmico?

Um artigo científico deve aludir a um tema de relevância e impacto social — e, de preferência, ser inédito. É importante, ainda, que o assunto abordado no trabalho gere um certo incômodo ou questionamento no estudante, para que ele se sinta estimulado a investigar e encontrar respostas para o problema.

Dito isso, veja, a seguir, dicas de como fazer um artigo acadêmico e obter bons resultados:

1. Fique atento aos elementos do artigo

O trabalho científico é dividido em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os pré-textuais englobam o título, o autor e a identificação de autores, o resumo e as palavras-chave. Tais informações servem para ajudar a reconhecer o artigo e o assunto sobre o qual ele versa.

Por sua vez, os elementos textuais abrangem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, ou seja, a parte em que o trabalho é, de fato, exposto. Já os pós-textuais são formados por notas, glossário, anexos, apêndices e referências bibliográficas, servindo de complemento para o artigo acadêmico.

2. Elabore hipóteses

Com a definição de um tema, você terá condições de elaborar hipóteses sobre ele, que serão confirmadas ou refutadas durante as etapas de estudo e pesquisa. Ao conjecturar, é possível seguir uma linha argumentativa que leve o aluno a avançar no trabalho ou, a depender das descobertas obtidas, modificar a abordagem.

3. Faça citações para embasar seus argumentos

Os argumentos apresentados no decorrer do artigo precisam ter embasamento. Logo, nada melhor que sustentá-los por meio das referências de citações, inclusive, tomando cuidado para não escorregar na formatação exigida pela ABNT. Porém, é importante usá-las com bom senso, de forma a manter o equilíbrio dentro do texto.

4. Explique como chegou às suas conclusões

Um erro comum de muitos estudantes que escrevem trabalhos científicos é deixar de explicar de que forma chegaram às suas conclusões sobre determinado tema. Em alguns casos, as respostas são encontradas por meio de levantamentos feitos a campo (entrevistas e observação, por exemplo). Seja qual for a metodologia utilizada, é fundamental relatá-la no artigo.

Viu como fazer um artigo acadêmico não é um bicho de sete cabeças como muitos universitários imaginam? Escolhendo um tema do seu interesse e contando com a ajuda de um bom orientador, torna-se muito mais fácil realizar com afinco o trabalho de pesquisa e colher resultados que contribuam para sua formação e seu senso crítico.

Gostou das dicas de como fazer um trabalho acadêmico? Então, aproveite a visita ao blog e saiba mais sobre como ler artigos científicos para ficar expert nesse assunto!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.