Com a rotina corrida entre faculdade e trabalho, às vezes é difícil separar um tempinho para estudar e, quando as provas vão chegando, bate aquele desespero. Mas e se você pudesse aprender mais rápido para compensar a falta de tempo? Para isso, podemos colocar em prática algumas técnicas que facilitam a aprendizagem.
No post de hoje, você vai conferir quatro dicas de como aprender mais rápido para um melhor desempenho acadêmico. Continue a leitura e descubra quais são elas.
1. Faça resumos
Fazer resumos sobre os conteúdos – com as suas próprias palavras – é uma das melhores formas de gravar o que você aprendeu em sala de aula. Mas, apesar de podermos utilizar a tecnologia como aliada da aprendizagem, a dica aqui é escrever à mão.
O contato com papel, canetas e marca-textos de várias cores ajuda a criar uma ligação cognitiva entre o aluno e o tema estudado. Então, separe um caderno e todos os itens de papelaria de que você precisa para memorizar as informações mais importantes.
2. Crie o hábito da leitura
Ao criar o hábito da leitura dos conteúdos e revisá-los frequentemente, você contribui com o processo de absorção das informações e estimula a memória a trabalhar melhor. Se possível, leia em voz alta, pois escutar a própria voz também é muito bom para aprender mais rápido.
Só não se prenda aos livros acadêmicos e resumos: para expandir seus conhecimentos e sua capacidade cognitiva, também leia obras literárias e busque se informar por meio de jornais, revistas e sites confiáveis. Além de proporcionarem uma leitura prazerosa, eles deixam o cérebro mais ativo e pronto para aprender coisas novas.
3. Utilize mapas mentais
A criação de mapas mentais consiste em pegar folhas de papel e colocar palavras-chave e informações cruciais para desencadear um raciocínio, todas elas em uma estrutura bem definida que facilita bastante a memorização.
Também é indicado usar mnemônicos, que são palavras formadas pelas iniciais ou sílabas de uma sequência que você precisa gravar na mente. Por exemplo, para lembrar a hierarquia dos níveis taxonômicos (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie), basta decorar: “O rei ficou claramente orgulhoso da família do genro escolhido”.
4. Adote métodos diversificados
O cérebro pode ser ativado de diferentes maneiras, em diversas partes de sua estrutura, e nós conseguimos reter mais informação quando estimulamos todas essas regiões. Portanto, nossa última dica de como aprender mais rápido é ir além dos métodos mais tradicionais (com livros, apostilas e cadernos). Veja alguns exemplos:
- assistir a vídeos sobre o assunto estudado;
- investigar detalhes na internet;
- tentar ensinar a matéria a alguém;
- jogar videogame (com moderação).
Outra recomendação importante é não exagerar nos estudos no dia anterior às provas, para evitar o desgaste mental. O ideal é manter a calma e somente refrescar a memória com leituras bem leves dos seus resumos.
Acreditamos plenamente que você terá muito mais facilidade para absorver as informações se seguir as nossas dicas de como aprender mais rápido, e não se preocupe: na hora de testar os seus conhecimentos, eles estarão todos lá.
Quer saber mais dicas de como estudar de maneira efetiva? Confira o livro Você Sabe Estudar?, do especialista Cláudio de Moura Castro.
Tenho dificuldade em memorizar o que leio