Captação

5 tópicos que sua IES precisa se atentar sobre captação

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Foto: Pexels

Encontrar uma forma de destacar-se no mercado, convertendo o reconhecimento acadêmico em números positivos, é o objetivo de gestores e diretores de diversas IES. Mas o que de fato faz a diferença na captação de alunos? E no momento de reter os existentes e expandir o seu negócio?

Mais do que o investimento em infraestrutura e marketing, a excelência do trabalho das áreas internas deve estar entre as prioridades da IES. O fortalecimento das boas práticas de gestão é o pilar de sustentação da instituição de ensino do futuro.

Neste guia, você irá encontrar uma visão estratégica para lidar com demandas importantes da sua IES. Aproveite a oportunidade para fazer um diagnóstico e propor novos caminhos para o seu negócio. Explore os conteúdos aqui presentes ao máximo e tenha uma excelente leitura.

As principais tendências do momento para captação de alunos

Algumas tendências se mostram promissoras quando o assunto é captação de alunos e retenção. Além do fator humano, a presença de recursos inovadores e que possibilitem novas construções pedagógicas é substancial para diferenciar a sua instituição de ensino.

Buscar novas didáticas e tecnologias pode ajudar na captação de alunos. Adaptar elementos como metodologias ativas, sala de aula invertida, gamificação e a construção coletiva do conhecimento são apenas alguns dos exemplos de tendências que irão se fortalecer nos próximos anos.

Dentre tantos caminhos, alguns deles já estão bem próximos de nós – podendo gerar experiências de ensino completamente inovadoras.

De maneira geral, os pontos abaixo sempre devem ser trabalhados na sua IES para maximizar a conversão de alunos. São elementos já muito conhecidos de gestores, mas não devem nunca ser subestimados na hora de garantir uma nova matrícula. Por isso, garanta que sua equipe educacional possa oferecer apoio e orientação nos seguintes quesitos:

  • Orientação e posicionamento no mercado de trabalho: invista sempre em centros de estágio e parceria com empresas da sua região, para garantir um trânsito consistente entre os seus futuros formandos e o mercado;
  • Ambiente acolhedor e tecnológico: por mais que cursos mistos sejam um dos pontos fortes do mercado educacional, nada ainda substitui a primeira impressão deixada ao visitar o campus da sua IES. Por isso, investir em design, planejamento arquitetônico e aparelhos de ponta são um ponto forte na hora de conquistar novos alunos;
  • União entre as aulas presenciais e a distância: professores seguem sendo os maiores embaixadores da sua marca. Isso acontece quando olham para os alunos de forma integral, oferecendo um acompanhamento tanto nas aulas dentro do campus quanto nas plataformas EAD. Invista na capacitação dos seus profissionais para garantir o uso de didáticas modernas. Metodologias que se adequem às expectativas da geração Z.

Fique de olho no ENEM

Segundo dados divulgados pelo MEC, anualmente o ENEM representa uma oportunidade para quase 3.5 milhões de alunos adentrarem o Ensino Superior. Esse número expressivo é uma janela importante para o posicionamento da sua IES no mercado.

Mais de 80% dos candidatos decide pela IES apenas após a divulgação da nota do ENEM. Ou seja: se você não está entre as instituições que utilizam a prova como avaliação, vale a pena repensar seu posicionamento o quanto antes.

Quero conhecer melhor meus alunos, concorrentes e o mercado da minha região!

Além do acesso expandido, os dados fornecidos pelo ENEM podem ajudar sua IES a precificar melhor cursos, maximizando lucros e investimentos. A ferramenta Educa Metrics, criada pela consultoria Educa Insights, destaca algumas informações. Mais da metade dos estudantes, por exemplo, declara que espera usar a nota do ENEM na busca por condição especial em IES particulares.

enem mercado

Quanto à precificação, os dados do ENEM também ajudam a criar tickets mais atrativos para a maior parte dos estudantes. Três em cada 4 alunos que prestam a prova atingem uma nota entre 400 e 600 pontos. Esses números correspondem diretamente à média de poder aquisitivo de cada prospect da sua IES. Ele deve ser levado em conta na hora de estabelecer preços mais acessíveis, mas que não comprometam o lucro da instituição.

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Como driblar a concorrência

Realizar uma análise periódica do posicionamento estratégico das IES concorrentes é fundamental para captação de alunos. Coletar, quantificar e interpretar a maior base de dados possível sobre os principais players é a melhor maneira de manter o seu planejamento alinhado às necessidades do mercado.

Em posse do maior número de informações, cabe à IES uma análise de suas práticas internas. O objetivo é observar pontos fracos e fortes.

Além de priorizar medidas estratégicas que, ao mesmo tempo, elevem o grau de excelência do ensino e solucionem problemas de ordem acadêmica e administrativa. Esta é a única forma de superar, de fato, a sua concorrência.

Quero aumentar a captação da minha IES!

Na prática

Para exemplificar a relevância de uma análise estratégica da concorrência, podemos citar o case da Unilavras. Sediada no interior de Minas Gerais, essa IES deu início a uma transformação em seu posicionamento há cerca de três anos.

Eles têm colhido grandes resultados após um investimento em soluções tecnológicas para a coleta e interpretação de dados. A instituição passou a crescer em conceitos acadêmicos e número de alunos.

Desde 2016, quando iniciou esse trabalho mais voltado para a inteligência de mercado e na reputação da marca, a Unilavras viu sua presença regional crescer de maneira significativa. Em apenas dois anos o market share local da IES mineira chegou a 39%. Assim conquistando uma fatia de mercado antes dominada por grandes grupos educacionais. Confira o gráfico:

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Números tão expressivos apenas reforçam a importância do investimento em tecnologia capaz de coletar e analisar dados do mercado. Isso impacta diretamente na captação de alunos.

A dica é: preste atenção a pontos específicos. Por exemplo, lista de cursos mais procurados, a presença da concorrência no mercado EAD, resultados do Enade e o tipo de investimento feito pelos outros players em infraestrutura e tecnologia.

Nestes números pode estar o caminho que tornará a sua IES uma referência na área da educação na sua região. Até mesmo referência no Brasil.

Como divulgar a sua IES de forma efetiva

Aproveite a flexibilidade do ambiente digital para apostar no marketing de conteúdo. Tenha em mente que a faculdade é um ambiente de produção intelectual efervescente.

É também capaz de gerar conexões e recursos para diversas áreas. Essa estratégia pode transformar sua IES em uma autoridade em algum segmento específico. Ela fortalece ainda mais a imagem da instituição no mercado.

Certifique-se que o site da sua IES e todas as suas demais plataformas de conteúdo estejam otimizados para diferentes dispositivos.

Seja ambiente EAD, e-mail marketing, portal do aluno etc. Cada vez menos pessoas consomem conteúdo em computadores tradicionais e é preciso que as IES se adaptem a essa demanda.

Também é válido investir em uma boa equipe de conteúdo online para criar ou adaptar suas estratégias. Isso traduz a persona da sua IES para o ambiente das redes sociais. Boa parte dos seus futuros alunos estão em comunidades como o Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Então não perca a oportunidade de estar nesses espaços.

Também preste atenção à nota do ENADE

O lugar que sua IES conquista no ENADE diz muito sobre o currículo, a didática e a capacitação oferecida aos alunos. E um diferencial desse índice é que todos os conceitos obtidos podem ser comparados com a concorrência.

O que facilita enxergar a real qualidade do ensino. Além de como está a oferta de outras instituições de perfil similar a sua.

No entanto, interpretar os indicadores do MEC dentro da base de dados online oferecida pelo governo federal não é uma tarefa tão simples. Esse trabalho torna-se particularmente mais complexo na hora de comparar os seus resultados aos de IES com perfil similar.

Caso a sua IES não disponha de uma equipe de análise especializada, uma alternativa é investir em softwares e consultorias privadas. O AvaliA, por exemplo, é uma solução disponível no mercado capaz de produzir relatórios segmentados de forma simples e intuitiva.

Por meio de um board digital, o gestor consegue visualizar dentro de uma aquarela de desempenho a performance de todos os alunos da IES em uma escala de cores. Acessar esse tipo de informação de maneira fácil e intuitiva contribui para que o processo de qualificação interna se consolide. E sem aumentar, necessariamente, a quantidade de trabalho dos gestores ou os gastos da IES. O que impacta também na captação de alunos.

Confira também o case de sucesso da Unipam com AvaliA

Por fim, sabemos que o mercado da educação no Brasil tem se mostrado cada vez mais competitivo. Por isso, reforçamos a importância de se construir uma marca forte. A partir de um corpo docente qualificado e um ambiente de aprendizagem marcado pela excelência isso é ainda mais possível.

Lembre-se de investir ao mesmo tempo em estrutura física, tecnológica e humana para captação de alunos. Isto, focando em métodos inovadores para a construção do conhecimento. Assim, você multiplicará exponencialmente suas chances de sucesso.

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

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