Sobre livros

Aprenda o que é Business Intelligence e Análise de Dados!

0

Durante muito tempo, os gestores tomaram decisões importantes para suas empresas baseados apenas em intuições e experiências passadas. A partir do desenvolvimento do Business Intelligence e da Análise de Dados, no entanto, tudo começou a mudar.

Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com recursos tecnológicos é fundamental para obter bons resultados e garantir os lucros. Assim, é possível ter as informações certas para tomar as melhores decisões para o negócio.

Quer descobrir mais sobre esses conceitos? Continue a leitura e veja como aplicá-los para tornar a sua empresa mais eficiente.

O que é Business Intelligence?

Trata-se do uso da coleta, análise, organização e monitoramento de dados para fazer as melhores escolhas dentro de uma empresa e confirmar que os investimentos estão produzindo bons resultados.

Ao contrário do que muitos pensam, Business Intelligence não é apenas uma ferramenta ou software. Na verdade, ele vai muito além disso. Esse conceito abrange um conjunto de processos que têm como objetivo fornecer a informação certa, na hora certa e para a pessoa certa.

Para isso, três pilares devem estar alinhados. Veja!

Coleta de dados

Todas as informações geradas no negócio devem ser analisadas para encontrar aspectos-chave, como oportunidades, gargalos e produtividade.

Organização e análise

Nessa etapa, todos os dados coletados em cada uma das ações da empresa são organizados e armazenados em um banco de dados, sendo apresentados de forma visual, por meio de gráficos e imagens, que facilitam a tomada de decisões.

Ação e monitoramento

Por último, os gestores podem tomar suas decisões com base em dados, monitorando os resultados para garantir que são satisfatórios.

Qual a importância desse conceito?

Para as empresas que desejam se modernizar, se destacar e manter a competitividade, mesmo que em um mercado saturado, o Business Intelligence é uma grande oportunidade.

Muitos gestores investem dinheiro em processos falhos e produtos que não agregam o valor que deveriam enquanto poderiam utilizar o BI como um conselheiro que aponta as falhas e o caminho ideal a ser seguido.

Então, se você ainda está na dúvida se deve adotar esse recurso como parte da sua estratégia, confira mais algumas razões para implementá-lo.

Gestão de informações

Por meio de um sistema de BI, fica bem mais fácil organizar dados relevantes sobre os processos da empresa, pois eles são exibidos em dashboards que facilitam a tomada de decisão em todos os níveis do negócio.

Otimização de processos

Pela facilidade em encontrar os dados que você precisa, os processos podem ser otimizados, ou seja, eles podem ser feitos de forma muito mais rápida e direta, o que reflete no aumento da produtividade e dos lucros.

Reconhecimento do mercado

Para que o seu negócio possa sobreviver frente à concorrência, é muito importante entender quais são as ameaças, tendências e consumidores. Esses dados podem ser obtidos facilmente por meio do BI, que fornece uma visão panorâmica do mercado para que você saiba como utilizar as ferramentas certas para competir.

Qual a importância da Análise de Dados no BI?

O volume de dados gerados dentro de uma empresa é muito grande, o que exige que algumas estratégias sejam adotadas na hora de utilizá-los — e a Análise de Dados é uma delas.

Essa ferramenta, fundamental para o BI, extrai as melhores informações e emite relatórios que devem ser utilizados pelos gestores na hora da tomada de decisões. Assim, é possível diminuir falhas e optar pelos melhores investimentos que trarão resultados significativos para o negócio.

A Análise de Dados é, portanto, uma estratégia voltada para reduzir custos e, como consequência, permite que você conheça melhor o mercado, a concorrência, seus clientes e a própria empresa.

Que softwares podem ser utilizados para implementar o BI na empresa?

Para aplicar o Business Intelligence na sua empresa, é preciso escolher uma boa ferramenta para dar suporte a esse processo. A seguir, separamos os três principais softwares reconhecidos como líderes em BI e Análise de Dados, para que você encontre a melhor solução para o seu negócio.

1. Tableau

O Tableau é um sistema desenvolvido para responder perguntas na mesma velocidade em que elas são feitas. Extremamente eficiente e com recursos para analisar e prever oportunidades e tendências, o programa é também muito simples e segue o modelo “arrasta e solta”.

2. Microsoft Power BI

A Microsoft, empresa conhecida no universo dos computadores, oferece a ferramenta de Business Intelligence Power BI, que conta com centenas de fontes de dados para conexão e pode ser utilizada até mesmo por profissionais que não têm conhecimentos técnicos sobre analytics. Isso porque seu dashboard e relatórios são intuitivos e fáceis de entender.

3. Qlik

A Qlik oferece diversas ferramentas de Business Intelligence. Dentre elas, a mais conhecida é o QlikView, uma versão simplificada para descoberta e Análise de Dados. Outra opção mais moderna é o Qlik Sense, desenvolvido com foco em processamento de linguagem natural, que é uma das principais tendências do BI para o futuro.

Qual a relação do Big Data com o BI?

Quando o assunto é Business Intelligence, não podemos deixar de falar em outra tendência em transformação digital: o Big Data. Muitas pessoas costumam confundir esses dois conceitos, mas é muito importante destacar que eles são bem diferentes, cada um deles com suas características e importância.

Ao mesmo tempo, eles se complementam e ajudam a tomar decisões de forma mais ágil e precisa.

Ao longo deste artigo, você já descobriu que o papel do Business Intelligence é direcionar as informações para os gestores no momento certo para que boas escolhas sejam feitas. Isso exige que o profissional faça as perguntas certas e analise os dados obtidos por meio das ferramentas para entender o negócio e agir da melhor forma possível.

Por outro lado, o Big Data oferece uma infinidade de dados e informações, indicando padrões e correlações muitas vezes passados despercebidos e que podem fazer a diferença na hora da decisão.

Assim, enquanto o Business Intelligence analisa dados atuais e indica com clareza quais são os próximos passos a serem dados, o Big Data fornece um leque de possibilidades, que podem ser aplicadas para inovar e encontrar novos caminhos no mercado.

Se você gostou das dicas, compartilhe este post nas redes sociais para que todos os seus amigos também descubram mais sobre as novas tecnologias na gestão de negócios. Até mais!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.