Sobre livros

Avanços e novidades da Neuropsicologia

0

Neuropsicologia Aplicações Clinicas

A neuropsicologia é uma das principais disciplinas das neurociências, aliando questões relacionadas ao psicológico e aos aspectos do cérebro. Nos últimos anos, a área teve um grande desenvolvimento no Brasil, tornando-se um campo de estudo e prática imprescindível. É neste contexto que é lançada a segunda edição da obra Neuropsicologia: aplicações clínicas.

O livro foi atualizado para conter os avanços e novidades dos últimos anos, visto que desde a primeira edição, este campo se desenvolveu de forma considerável. Nestes cinco anos que separam as duas edições, tanto a prática clínica quanto a pesquisa foram modificadas, o que tornou imprescindível a realização de uma versão atualizada desta obra que é obrigatória para estudiosos da área.

Neuropsicologia: aplicações clínicas é uma introdução a este campo, com os principais conceitos teóricos e metodológicos da área, contando com contribuições de pesquisadores e um panorama da neurospicologia, suas diversas variações e seu cenário no Brasil. A obra possibilita que o pesquisador ou profissional da área conheça as formas de aplicá-la aos diagnósticos e tratamentos de vários transtornos neurológicos e psiquiátricos.

Começando pelos aspectos históricos da disciplina, o livro aborda ainda a neuroimagem, psicometria, a neuroanatomia e suas relações com a neuropsicologia. Esta, por sua vez, é detalhada em termos de exames e das formas como afeta a linguagem, aprendizagem, atenção, comportamento e sua ligação com transtornos variados.

Os autores são especialistas renomados nas áreas da psicologia, neuropsicologia e medicina: Daniel Fuentes, psicólogo especialista em neuropsicologia, Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP; Leandro F. Malloy-Diniz, neuropscólogo, Professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG, que foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia de 2011 a 2013; Candida Helena Pires de Camargo, psicóloga especialista em Psicologia Clínica e Neuropsicologia; e Ramon M. Consenza, médico, Professor aposentado do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.