Quem não tinha experiência com EAD até o começo da pandemia, em março de 2020, precisou se adaptar. Com a suspensão das aulas presenciais, o ensino remoto emergencial ganhou escala em todas as faculdades e universidades. O que impôs um novo desafio, para além da forma de ensinar: a avaliação online da aprendizagem.
Uma boa experiência
Desde o começo do processo de avaliação online, é preciso atentar para uma série de questões. Por exemplo: é necessário garantir escala e, ao mesmo tempo, agilidade na montagem e envio das provas aos alunos. Na aplicação dos exames, é preciso controlar o tempo. Corrigir e gerar as notas com segurança também são preocupações importantes.
Uma experiência positiva em todas as etapas é fundamental. Afinal, a avaliação online no Ensino Superior não serve apenas para quantificar o conhecimento do estudante em determinado conteúdo. A prova deve ser encarada como um instrumento formativo que faz parte do processo de ensino e de aprendizagem.
Use plataformas profissionais
O ideal é fugir de improvisos e apostar em plataformas desenhadas especificamente para a realização de provas e exames.
“As instituições devem propiciar um ambiente profissional em que cada detalhe foi pensado para a aplicação de uma avaliação. Isso evita experiências desconfortáveis para alunos, professores e gestores”, afirma Thiago Finotti, gerente do AvaliA, plataforma de avaliação do Grupo A.
Uma das vantagens das plataformas profissionais de avaliação online no Ensino Superior são os bancos de questões.
É tanta diversidade que o número de questões pode chegar a centena de milhares. Com isso, a instituição facilita o trabalho dos professores, especialmente em ocasiões em que eles estejam sobrecarregados em diversas frentes.
Conteúdo de qualidade
Mas não é só a quantidade que importa. Uma experiência positiva em avaliações no ambiente digital passa por um conteúdo de qualidade.
“O conteúdo das avaliações formativas e o relacionamento desse conteúdo com as habilidades e competências das disciplinas é extremamente importante”, diz Finotti.
Aqui entra outro ponto a favor das plataformas profissionais de avaliação. As questões são avaliadas estatisticamente para identificar aquelas com melhor desempenho e criar provas completas e de alto nível.
Além disso, o equilíbrio na dificuldade das questões é garantido pela validação de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Isso não significa que o professor deva perder o controle do processo de avaliação dos alunos. Até porque cada IES, e cada disciplina, tem necessidades próprias.
Por isso, na hora de escolher como avaliar seus alunos online, o melhor é dar preferência para plataformas como o AvaliA, que além do suporte ao professor permite que ele personalize o exame de acordo com as singularidades dos alunos.
Como acontecem as avaliações online
Em plataformas de avaliação online no Ensino Superior, é o professor quem parametriza a quantidade de perguntas, quais serão utilizadas e qual será o peso de cada uma na nota.
É possível optar por questões objetivas, discursivas e redações. Além disso, caso necessário, o docente pode inserir imagens, tabelas e fórmulas matemáticas e químicas.
O professor também pode programar a prova para o dia e o horário de aplicação.
Assim que tudo estiver pronto, um link de acesso ao exame é disponibilizado aos alunos no AVA, o ambiente virtual de aprendizagem. Na interface dos sistemas, é possível acompanhar o andamento da avaliação.
O fluxo de notas automático torna a correção rápida e centraliza os resultados em um dashboard.
Softwares integrados permitem o compartilhamento desses dados de forma segura e automática com o sistema acadêmico. “Existe uma série de dados das avaliações que são importantes e devem ser disponibilizados de forma simples e ágil para o time acadêmico”, completa Finotti, do AvaliA.
Comments