Tecnologia Educacional

Avaliação online: como avaliar alunos no Ensino Superior a distância

0
Mulher fazendo uma avaliação online em sua aula a distância.
Foto: Pexels

Quem não tinha experiência com EAD até o começo da pandemia, em março de 2020, precisou se adaptar. Com a suspensão das aulas presenciais, o ensino remoto emergencial ganhou escala em todas as faculdades e universidades. O que impôs um novo desafio, para além da forma de ensinar: a avaliação online da aprendizagem.

Uma boa experiência

Desde o começo do processo de avaliação online, é preciso atentar para uma série de questões. Por exemplo: é necessário garantir escala e, ao mesmo tempo, agilidade na montagem e envio das provas aos alunos. Na aplicação dos exames, é preciso controlar o tempo. Corrigir e gerar as notas com segurança também são preocupações importantes.

Uma experiência positiva em todas as etapas é fundamental. Afinal, a avaliação online no Ensino Superior não serve apenas para quantificar o conhecimento do estudante em determinado conteúdo. A prova deve ser encarada como um instrumento formativo que faz parte do processo de ensino e de aprendizagem.

Use plataformas profissionais 

O ideal é fugir de improvisos e apostar em plataformas desenhadas especificamente para a realização de provas e exames.

“As instituições devem propiciar um ambiente profissional em que cada detalhe foi pensado para a aplicação de uma avaliação. Isso evita experiências desconfortáveis para alunos, professores e gestores”, afirma Thiago Finotti, gerente do AvaliA, plataforma de avaliação do Grupo A.

Plataforma de avaliações para IES

Uma das vantagens das plataformas profissionais de avaliação online no Ensino Superior são os bancos de questões.

É tanta diversidade que o número de questões pode chegar a centena de milhares. Com isso, a instituição facilita o trabalho dos professores, especialmente em ocasiões em que eles estejam sobrecarregados em diversas frentes.

Conteúdo de qualidade

Mas não é só a quantidade que importa. Uma experiência positiva em avaliações no ambiente digital passa por um conteúdo de qualidade.

“O conteúdo das avaliações formativas e o relacionamento desse conteúdo com as habilidades e competências das disciplinas é extremamente importante”, diz Finotti.

Aqui entra outro ponto a favor das plataformas profissionais de avaliação. As questões são avaliadas estatisticamente para identificar aquelas com melhor desempenho e criar provas completas e de alto nível.

Além disso, o equilíbrio na dificuldade das questões é garantido pela validação de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Isso não significa que o professor deva perder o controle do processo de avaliação dos alunos. Até porque cada IES, e cada disciplina, tem necessidades próprias.

Por isso, na hora de escolher como avaliar seus alunos online, o melhor é dar preferência para plataformas como o AvaliA, que além do suporte ao professor permite que ele personalize o exame de acordo com as singularidades dos alunos.

Como acontecem as avaliações online

Em plataformas de avaliação online no Ensino Superior, é o professor quem parametriza a quantidade de perguntas, quais serão utilizadas e qual será o peso de cada uma na nota.

É possível optar por questões objetivas, discursivas e redações. Além disso, caso necessário, o docente pode inserir imagens, tabelas e fórmulas matemáticas e químicas.

O professor também pode programar a prova para o dia e o horário de aplicação.

Assim que tudo estiver pronto, um link de acesso ao exame é disponibilizado aos alunos no AVA, o ambiente virtual de aprendizagem. Na interface dos sistemas, é possível acompanhar o andamento da avaliação.

O fluxo de notas automático torna a correção rápida e centraliza os resultados em um dashboard.

Softwares integrados permitem o compartilhamento desses dados de forma segura e automática com o sistema acadêmico. “Existe uma série de dados das avaliações que são importantes e devem ser disponibilizados de forma simples e ágil para o time acadêmico”, completa Finotti, do AvaliA.

Quero falar com um especialista e ter avaliações online na minha IES!

Natália Collor
Natália é Jornalista e atua na Inteligência de Mercado do Grupo A

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.