Sobre livros

Atualização: transtorno bipolar

0

O livro Transtorno Bipolar: teoria e clínica é uma versão atualizada da obra que elenca as principais causas, tipos, tratamentos e questões neurológicas envolvidas nesta doença. O livro foi reeditado para trazer algumas novas discussões, bem como atualizar a partir do DSM-5, conforme explica o autor, o psiquiatra Flávio Kapczinski.

A nomenclatura passa a ser Transtorno da Oscilação Disruptiva do Humor. Além disso, há uma discussão atual sobre o uso de antidepressivos e novos estabilizadores para combater a doença. Mas o doutor Kapczinski afirma que a maior novidade está na descoberta do caráter progressivo do transtorno. “A principal novidade é a noção de neuroprogressão, ou seja, não tratar o transtorno pode causar uma doença progressiva”, relata.

O Transtorno Bipolar tem múltiplas causas, mas atualmente se sabe, segundo o autor, que o trauma e uso de estimulantes podem desencadeá-lo. É caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos, alternando-se com episódios de euforia (também chamados de mania), em variados graus de intensidade. Estima-se que, dentre os quadros mais graves, chamados tipo I, e os mais leves, tipo II, existam entre 1,8 e 15 milhões de brasileiros portadores da doença.

O livro começa abordando a epidemiologia do transtorno e, no segundo capítulo, em que trata da fisiopatologia, apresenta as novas tendências. A obra ainda fala sobre modelos animais de Transtorno Bipolar, ligações com a genética, diagnóstico da doença, neuropsicologia, além de explicar a depressão e a mania. Em seguida, são destacadas as formas de tratamento e, por último, a bipolaridade em diversas fases da vida, como infância, gestação e terceira idade.

Transtorno Bipolar: teoria e clínica é uma obra completa que serve como aporte para especialistas em transtorno de humor e para psiquiatras em geral que queiram se aprofundar no tema ou usá-lo como referência em casos necessários.

transtorno-bipolar

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.