Reflexões

As incríveis construções de Frank Lloyd Wright

4

Ocasionalmente surge um artista isolado que reorganiza os pressupostos básicos de um período tão profundamente que merece ser considerado à parte. Eles cristalizam as preocupações de um período e influenciam outros distantes no espaço e no tempo. Seja intencionalmente ou não, os artistas com tal carisma se tornam os fundadores de novas tradições.

Estas foram as palavras que o historiador e crítico William J. R. Curtis, na sua premiada obra Arquitetura Moderna desde 1900, escolheu para se referir ao arquiteto Frank Lloyd Wright, que hoje completaria 144 anos. Nascido em Richland Center, no Winsconsin, Estados Unidos, desde pequeno Wright tinha como hábito analisar a beleza natural e imaginar desenhos abstratos. Aos 22 anos, projetou sua própria residência; até o final da vida, em 1959, teria criado cerca de mil projetos, dos quais mais da metade foi construída.

Wright tinha como principal objetivo adequar as construções ao ambiente, estilo que ficou conhecido como “arquitetura orgânica”. Com forte influência das habitações japonesas, e abusando de elementos como vidro, blocos de concreto e espaços internos amplos e sem paredes, o arquiteto projetou de templos a escritórios e até museus, sempre mantendo seu caráter eclético e surpreendente. Confira abaixo cinco obras incríveis de Frank Lloyd Wright:

A Casa da Cascata (FallingWater House), criada em 1934 para a Família Kauffman, é considerada um marco da arquitetura orgânica. A construção ficou tão famosa que até ganhou uma versão pop…

Em forma de brinquedo Lego!

A obra-prima de Wright, o Museu Guggenheim, em Nova York, foi inaugurada no outono de 1959, seis meses após a morte do arquiteto. (E também tem uma versão em Lego!)

Construída em 1923 para Alice Millard, La Miniatura é considerada uma das casas mais românticas de Wright.

O Hotel Imperial foi uma das principais obras do arquiteto no Japão. Construído entre 1913 e 1922, acabou sendo demolido após a Segunda Guerra Mundial.

Projetada em 1936, a Casa Jacobs reflete a incessante busca de Wright pela harmonia com a natureza.

Conheça mais sobre a vida e a obra de Frank Wright e outros expoentes da arquitetura moderna em Arquitetura Moderna desde 1900. Você também encontra informações sobre a Casa da Cascata e o Museu Guggenheim no livro As + Importantes Edificações do Século XX, de Richard Weston.

You may also like

4 Comments

  1. A Casa da Cascata é algo único. Definitivamente uma das construções mais bonitas do mundo.
    Tem uma beleza indiscutível que parece fazer parte da paisagem circundante.
    Post merecidíssimo para um arquiteto pioneiro e por que não dizer, atual. Suas obras são atemporais e exemplos de boa arquitetura.

  2. Arquitetura com Lego? Adorei!!!!

  3. Só passei pra dizer uma boa tarde…
    estou fazendo um trabalho sobre a arquitetura modernista no Brasil, que acabou puxando os modernistas no mundo e consequentemente puxando Frank Lloyd Wright… e advinha só?
    Amei a casa da Cascata… quem dera pudesse tem uma casa assim tão integrada a natureza!!!

  4. BOM DIA AMIGOS,,,
    Estou fazendo um trabalho sobre a arquitetura do Frank Lloyd Wright, tô pesquisando e ainda não encontrei nada sobre a CASA ROBIE DE SUA OBRA,,,PRECISO URGENTE ENCONTRAR PARA APRESENTAR NA FACULDADE,,,POR FAVOR, ALGUÉM CONHECE ESSA OBRA OU TEM ALGO QUE POSSA ME AJUDAR….?

    ATT:
    JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.