Sobre livros

As escolhas que fazemos hoje

0

Uma Terra somente. Visto do espaço, o planeta que chamamos de lar é realmente magnífico – uma “bola de gude” feita de água, terra e nuvens. Nas palavras do cosmonauta soviético Aleksei Leonov, “a Terra era pequena, azul clara e comoventemente solitária”. Assim inicia a oitava edição do livro Química para um Futuro Sustentável, da American Chemical Society.

Química

Com texto de fácil compreensão, a publicação apresenta contextos reais para falar de assuntos atuais e que os leitores irão se identificar.

Logo no seu primeiro capítulo, o livro aborda as escolhas que são feitas, hoje, pela população e destaca que cada ação individual pode parecer de pouco impacto, diante de um sistema tão grandioso. Qual o impacto a longo prazo se todos andassem de bicicleta ao invés de carro? E se todos abolissem o uso da sacola de plástico?  Todas estas atividades exigem o consumo de recursos naturais e produzem detritos.

Já se pode imaginar onde isso vai parar. Entretanto, algumas atividades consomem menos recursos e produzem menos detritos do que outras. Andar de bicicleta produz menos resíduos do que dirigir automóveis, reutilizar sacos de pano produz menos lixo do que jogar fora sacos de plástico continuamente.

Os autores destacam que embora o que cada indivíduo faz possa ser irrelevante no grande esquema, o que 7 bilhões de pessoas estão fazendo obviamente não é.  As ações coletivas não somente causam alterações locais no ar, na água e no solo, como também atingem ecossistemas regionais e globais. Temos de pensar nos bilhões.

A publicação é um livro de química geral que aborda os processos químicos a partir de questões relacionadas e de interesse da sociedade. Dividido em 12 capítulos, aborda os temas como um futuro sustentável, camada de ozônio, ar, água, mudança climática global, energia, ensina o processo químico relacionado a cada assunto e estimula o leitor a refletir sobre o comportamento do indivíduo e da sociedade.

E o que estamos fazendo de forma individual para o nosso Planeta?

Vamos ler e mudar juntos?

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.