Sem categoria

7 livros sobre educação física que o estudante deve ter

0

Ter uma boa profissão vai muito além de estudar em uma universidade de qualidade: é preciso dar continuidade aos estudos e manter-se atualizado. A cada momento, as ciências vão se transformando e diversificam suas estratégias de trabalho, trazendo inovações para os profissionais da área. É por isso que a leitura e o aprendizado são dois pilares fundamentais para conquistar uma boa carreira.

Quando falamos em esportes e atividades físicas, esse processo é mais intenso. Afinal, os pesquisadores estão sempre descobrindo novas possibilidades de atuação que trazem mais qualidade de vida para os alunos e atletas. Assim, conhecer e aprofundar-se nos livros sobre educação física é uma parte importante do seu crescimento profissional.

Então, quais são os principais títulos que precisam estar na sua estante? Neste artigo, trazemos as melhores obras sobre o tema para você ficar por dentro das atualizações da área e montar um currículo de excelência. Boa leitura!

Qual a importância de ter livros acadêmicos?

Antes mesmo de identificar os principais títulos, é imprescindível saber a importância de tê-los como material de estudo, você concorda? Como comentamos, a leitura fornece uma base sólida para você aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas da educação física e ampliar sua forma de trabalho.

Nesse sentido, estudar de forma autônoma por meio da leitura é uma excelente maneira de manter o seu conhecimento em dia, essencial para fornecer aos seus alunos e clientes as melhores técnicas para ter eficiência no seu treino — seja na academia, seja nas escolas.

Além disso, se surgir qualquer dúvida sobre a aplicação dos movimentos, você pode consultar o seu material a qualquer momento e ter ao seu lado uma ferramenta de auxílio bastante eficiente. Como consequência, você apresenta mais domínio da ciência e profissão, criando oportunidades no mercado e, é claro, se destacando entre seus colegas. Isso gera uma série de benefícios ocupacionais, proporcionando um bom crescimento na área.

Quais são os melhores livros sobre educação física?

Diante de tantas vantagens, surge a grande dúvida: quais são os principais livros que realmente fazem diferença no dia a dia do profissional de educação física? Ainda que existam vários títulos, reunimos neste conteúdo aqueles que auxiliam tanto quem busca investir na área educacional quanto quem quer ser instrutor e personal trainer.

Então, vamos aos livros? A seguir, você pode conferir as principais obras que você deve ter na sua estante para lapidar sua aprendizagem.

1. Educação Física e Atividades para o Ensino Fundamental

Se você pensa em ser professor de ensino fundamental, esse livro precisa fazer parte da sua biblioteca pessoal. Escrito por Kim Graber e Amelia Woods, você encontra diversas atividades que podem ser realizadas com seus alunos de forma prática, já que cada capítulo é breve e dividido entre as ações didáticas e pedagógicas.

Além disso, ele fornece informações para que o professor promova mais integração entre o seu trabalho e o currículo regular da sala de aula, favorecendo o seu crescimento profissional. Nesse sentido, você aprende sobre os planejamentos curriculares e de aulas, as estratégias da aprendizagem inclusiva, os estilos de ensino, análise de desempenho e muito mais.

2. Medicina do Esporte

O livro desenvolvido por Patrick McMahon reúne diversas informações sobre avaliação, tratamento e cuidados preventivos das doenças que afetam os esportistas, atletas e amadores. Com uma leitura fácil e didática, ele traz dados objetivos e atualizados, que auxiliam os profissionais a lidarem com as patologias do mundo esportivo.

Para quem busca investir na carreira de personal trainer e professor em academias, esse livro é um dos mais importantes da nossa lista. Isso porque é ele que fornecerá base suficiente para você montar um treino qualificado para seus alunos, considerando suas características físicas e orgânicas.

3. Compreendendo o Desenvolvimento Motor

Independentemente da sua área de especialização, “Compreendendo o Desenvolvimento Motor”, por David Gallahue, John Ozmun e Jacqueline Goodway, é uma obra que faz diferença para todos os educadores físicos. Afinal, ela aponta os processos e produtos do desenvolvimento motor dos seres humanos.

De forma bastante explicativa e didática, o livro conecta os aspectos biológicos, afetivos, comportamentais e cognitivos de cada fase do desenvolvimento. Assim, além de conhecer a fundo o processo motor, você encontra as inovações das áreas para trabalhar de forma correta com bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

4. Treinamento Desportivo

Não é nenhum mistério que o treinamento desportivo é uma das áreas mais difíceis da educação física. Entre tantos esportes e técnicas, o profissional precisa escolher uma área de atuação para fortalecer seu conhecimento e garantir uma prática eficiente e de qualidade para seus clientes.

Nesse livro, escrito por Antonio Carlos Gomes, você encontra uma série de informações sobre a estruturação e periodização dos treinamentos. Além disso, cada orientação respeita as particularidades dos diferentes esportes e, é claro, o calendário desportivo brasileiro.

5. Manual de Condicionamento Físico

Como você já deve imaginar, esse livro oferece uma série de métodos e técnicas sobre o papel da atividade física na qualidade de vida, envolvendo todas as esferas do condicionamento físico. Por isso, é uma das principais obras para ter como base de estudo e referência para montar os planos de aula e de treino.

Ao longo da obra, você encontra orientações práticas para avaliação, supervisão, aplicação de testes e modificação de atividades das diferentes etapas do desenvolvimento, respeitando o condicionamento físico de cada indivíduo. Para isso, você estuda conteúdos como:

  • composição corporal e nutrição;
  • avaliação do condicionamento muscular;
  • prescrição de exercícios para condicionamento cardiorrespiratório, controle de peso, treinamento de forças, flexibilidade e função lombar;
  • exercício em populações especiais;
  • programação de atividades;
  • prevenção e tratamento de lesões;
  • anatomia funcional e biomecânica.

6. Atividade Física e Saúde na Terceira Idade

A educação física é uma ciência muito ampla. Diante das diversas etapas do desenvolvimento motor, você pode encontrar muitas oportunidades de trabalho e fortalecer a sua imagem profissional. Atualmente, uma área que traz bastante reconhecimento é o trabalho com a terceira idade.

Escrita por Pilar Geis e disponível em modalidade virtual, a obra apresenta orientações e informações sobre o trabalho com essa faixa etária e as principais atividades que você pode desenvolver para melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, bem como os fatores biopsicossociais do envelhecimento e os cuidados com o corpo e alimentação. Para isso, a autora a dividiu em duas partes a fim de abordar a teoria e a prática de maneira didática.

7. Aprender com Jogos e Situações-Problema

Concluímos a nossa lista com um livro que não foca no desempenho físico, mas apresenta princípios teóricos que orientam as práticas dos professores que utilizam os jogos e atividades lúdicas para engajar seus alunos. Mas, então, qual é a relação da obra com a educação física?

Muitos profissionais optam por investir na docência por ser uma área relevante no mercado, além de fazer a diferença na vida dos estudantes do ensino fundamental e médio. Nesse sentido, o livro ensina os professores a lidarem com jogos e situações-problemas para diversificar a aprendizagem da classe e elevar seu significado para os alunos.

Você percebe que os livros sobre educação física são excelentes fontes de conhecimento que fazem toda a diferença na sua carreira profissional? Ao investir na leitura, você aprofunda sua aprendizagem, amplia suas estratégias de trabalho e oferece mais qualidade de vida para seus alunos e clientes.

E então, gostou de algum livro da nossa lista? Aproveite para conhecer a obra “Indicações de Alongamento” e aprofundar seus conhecimentos na área.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.