Papo de editor

Afinal, o que faz uma editora acadêmica e como avaliá-la?

0

Vários pesquisadores acadêmicos publicam suas descobertas em revistas científicas todos os dias. E uma parte dessas descobertas acaba ganhando repercussão o bastante para chamar a atenção de uma editora acadêmica, que inclui a pesquisa ou outros materiais do autor em livros completos, dando ainda mais alcance à sua publicação.

O trabalho de uma editora é muito importante para facilitar o acesso do grande público a esse tipo de informação. Por meio de um processo de verificação e retificação, é possível filtrar as descobertas com maior relevância e agrupar todas em um único livro.

Para esclarecer melhor o tema, vamos falar um pouco sobre o processo de publicação, quais são as tarefas da editora acadêmica nesse estágio e como você pode saber se uma editora é adequada ou não para o seu trabalho. Acompanhe!

Como é o processo de publicação?

O primeiro passo aqui é entender como as editoras executam seu trabalho. Veja a seguir os principais passos:

1.     Busca/candidatura de materiais

Antes de poder publicar algo, ela deve pesquisar quais são os materiais e autores que devem ser publicados, ou aceitar candidaturas em editais. Em seguida, vem a seleção dos artigos e autores que se encaixam na publicação. Vários critérios, como tema, relevância atual ou mesmo uma fila de espera, podem ser usados pela editora nesse ponto.

2.     Ajustes ao lado do autor

Para atender a certos padrões de qualidade, a editora acadêmica precisa fazer vários ajustes ao material antes de publicá-lo. Isso vai desde a formatação até mudanças no conteúdo. Para garantir que a informação não foi comprometida, a editora trabalha sempre diretamente com o autor durante o processo de produção do livro.

3.     Acabamento e publicação

Por fim, é feito um acabamento e detalhamento no material, mudando a formatação para se encaixar melhor no livro em questão. Isso tornará a leitura mais interessante e aumentará o alcance da publicação.

Qual é o trabalho de uma editora acadêmica?

Durante o processo de publicação, a editora terá que cumprir algumas tarefas. Veja quais são elas a seguir.

1.     Revisão e formatação de textos

Garantir que o material está no formato certo, além de seguir a norma ortográfica, é um serviço básico de qualquer editor. Sem isso, os livros publicados não teriam a mesma credibilidade.

2.     Controle de qualidade de artigos

Uma editora acadêmica, como já mencionamos, é responsável por selecionar os artigos que deseja publicar. A intenção aqui é justamente separar o material de maior relevância, garantindo que apenas os estudos mais importantes ganhem espaço e causem impacto na sociedade.

3.     Gera credibilidade para o autor e suas publicações

Por fim, a editora também trabalha para creditar os autores das pesquisas e textos acadêmicos, melhorando sua classificação profissional. Ter um artigo escolhido por uma editora renomada é sempre um ponto positivo para qualquer pesquisador.

Como você pode avaliar uma editora acadêmica?

Da mesma forma que uma editora deve escolher os autores que deseja apoiar, você também deve pensar bem antes de buscar uma editora específica. Algumas apresentam melhor serviço de formatação, revisão e divulgação do que outras.

Esses três critérios são os mais importantes em sua decisão. O caminho mais eficaz para encontrar sua editora é avaliar as publicações anteriores. Pelas suas performances, você terá uma boa noção da qualidade do serviço e de quais resultados pode esperar.

Agora que você entende um pouco mais sobre o trabalho de uma editora acadêmica, pode fazer sua escolha com mais segurança. Não é necessário ter pressa nesse ponto. Fazer a melhor parceria é sempre a prioridade.

Quer conhecer uma editora agora mesmo? Então entre em contato com o Grupo A e veja como podemos ajudar você!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.