Educação

Afinal, como conciliar trabalho e estudo para tirar boas notas?

0

Conciliar trabalho e estudo é a realidade de muitos brasileiros, que acordam cedo, trabalham o dia todo e ainda estudam à noite. Só quem enfrenta — ou já enfrentou — o desafio da jornada dupla sabe como é difícil tirar boas notas com a correria do dia a dia e não se deixar vencer pelo cansaço.

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é um desafio, afinal ambos exigem muita dedicação e comprometimento. Contudo, não é impossível. Neste post vamos dar dicas de como você pode conciliar sua rotina de trabalho e estudo e conseguir ser bem-sucedido. Vamos lá?

Faça um cronograma do seu dia

Para quem precisa organizar trabalho e estudo, planejamento é a base para não se perder nas tarefas. Para isso, anote suas obrigações do dia, as matérias que precisam ser estudadas, trabalhos que devem ser entregues e os seus horários disponíveis.

Considere que cada dia é um dia e a organização de hoje talvez não será útil amanhã. Então, faça seu cronograma na noite anterior: repasse qual será sua agenda e obrigações para o próximo dia e tenha sempre definido seus horários de estudo.

Você pode optar por um planejamento em planilhas com softwares ou montar um quadro de organização com papel e caneta, especificando suas aulas, prazos de entregas para trabalhos, provas e outros detalhes que possam ajudar — uma agenda será sua melhor amiga!

Estabeleça suas prioridades no trabalho e estudo

Além da organização, saber priorizar suas atividades é fundamental. Em um determinado momento, especialmente quando não se tem muito tempo disponível, você terá que escolher entre estudar para uma prova mais difícil ou sair com os amigos; revisar as matérias estudadas ou dedicar mais tempo a uma tarefa do trabalho.

Saber determinar suas prioridades do dia é importante para não se sobrecarregar demais e deixar coisas importantes passarem. Outra dica é não assumir uma responsabilidade que não conseguirá cumprir. Em atividades em grupo, saiba delegar e se dedique apenas à sua parte.

Adapte sua rotina

A adaptação entre o trabalho e estudo é desafiadora. Nem sempre os horários são compatíveis, podem ocorrer atrasos no trânsito, problemas familiares, além da falta de tempo para descanso. Tudo isso interfere na rotina e exige uma maior adaptação.

Por esse motivo, ser organizado e estabelecer metas é fundamental, visto que, com a correria, nem sempre o horário determinado para uma atividade poderá ser cumprido à risca. Nessas horas, você precisa se adaptar ao tempo disponível e manter o foco no cumprimento da sua agenda.

Às vezes, será necessário ficar acordado até mais tarde, mas isso é preciso para que você alcance seus objetivos e tenha sucesso nas suas escolhas.

Cuide da saúde e não deixe de se divertir

Com a rotina agitada do trabalho e estudo é comum deixar a saúde e a diversão em segundo plano. Entretanto, ter um corpo saudável e, especialmente, uma mente saudável, é primordial para ter um bom desempenho. Assim:

  • durma bem e evite perder suas horas de sono com assuntos supérfluos;
  • se alimente bem;
  • pratique algum exercício físico: caminhada, academia, alongamentos ou esportes;
  • beba bastante água;
  • reserve um tempo para você, seja para meditar, ler um livro ou passear por um parque.

Ter uma vida movimentada não significa que você não possa ter um tempo para se divertir. Um bom resultado exige uma mente equilibrada e, para isso, ter momentos de lazer e aproveitar os dias de folga é essencial.

Em momentos de correria usar a tecnologia pode facilitar suas tarefas. São várias as opções para quem precisa conciliar trabalho e estudo. O inClass, por exemplo, ajuda no planejamento do dia a dia; com o Offtime é possível bloquear os aplicativos e contatos que deixam você menos produtivo e o Gabaritar, que é um aplicativo que organiza seus estudos, otimizar ainda mais o seu tempo. Basta escolher o que melhor se adapta aos seus gostos.

Trabalhar e estudar não é fácil, mas não é impossível. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos que dá para conciliar os dois!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.