Sobre livros

A solução para o bloqueio criativo

1

Você já tentou ouvir uma música empolgante e franzir a testa ao mesmo tempo? Ou escutar a maior canção dor de cotovelo de todos os tempos e sorrir? Parece complicado, mas essa pode ser a solução para enfrentar bloqueios criativos.

De acordo com os pesquisadores Li Huang e Adam D. Galinsky, da Northwestern University em Illinois, EUA, a dissonância entre a mente e o corpo possibilita a expansão dos nossos limites cognitivos. Ou seja, se você sente algo e expressa o contrário – lembra um momento feliz durante a infância enquanto fecha o rosto, por exemplo –, será capaz de ter pensamentos fora do habitual.

O estudo de Huang e Galinsky envolveu diferentes pessoas, divididas em quatro grupos; dois experimentaram a contradição entre corpo e mente, e os outros dois mantiveram expressões corporais e cerebrais iguais. Quem havia vivenciado a desarmonia entre cérebro e corpo foi capaz de responder a uma série de perguntas de modo mais criativo do que os demais participantes da experiência. Segundo os cientistas, a dissonância indica ao nosso cérebro que estamos em um ambiente não familiar e nos força, assim, a romper nosso padrão de pensamento para abarcar ideias incomuns.

Emoticon Happy Face

Se aquele insight brilhante que você precisa para ontem não estiver fluindo, já sabe: sorria por dentro enquanto chora por fora, ou chore por dentro e sorria por fora. Pode ser que dê certo! 🙂

You may also like

1 Comment

  1. Muito interessante… vou tentar , hehe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.